Negociação Coletiva é tema de palestra voltada para Sindicatos

O encontro tem o objetivo de contribuir para tornar a indústria brasileira mais competitiva e faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo

A Negociação Coletiva e suas particularidades foi o tema central de uma palestra realizada, no dia 22 de agosto, na Fiemg Regional Zona da Mata realizou. O encontro tem o objetivo de contribuir para tornar a indústria brasileira mais competitiva e faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), um instrumento da CNI e das Federações de Indústria para fortalecer a representação sindical empresarial da Indústria, a fim de melhorar o ambiente de negócios e ampliar a competitividade das empresas do setor. 

Em nome do presidente da Fiemg Regional Zona da Mata, Francisco Campolina, o Presidente do Sindimetal-JF, José Tadeu Feu Filgueiras, fez a abertura do evento e deu as boas-vindas ao público presente, formado por empresários, funcionários de empresas de variados setores, advogados e representantes de sindicatos patronais. Os presidentes do Sindimeias-JF, Tadeu Monteiro; e do Sindivest-JF, Antônio Nogueira; também estiveram presentes. 

A palestra foi ministrada por Roberto Sotomaior Karam, empresário do setor metal mecânico, ex-presidente do Sindimetal-PR e integrante do Conselho Temático de Relações do Trabalho e do Grupo de Apoio Sindical da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, com vasta experiência no assunto. Karam falou sobre a realidade brasileira atual de negociação coletiva, exemplificou casos de técnicas de negociação, falou das diferenças entre os tipos de negociação, além de estimular o debate e esclarecer dúvidas dos presentes.

Relacionadas

Leia mais

CNI lança manual com melhores práticas em negociações  coletivas para empresas e sindicatos
Nova lei trabalhista fortalece importância dos sindicatos

Comentários