Sindicatos debatem negociação coletiva

Presidentes e dirigentes de sindicatos patronais da Indústria se reuniram, no dia 12 de agosto, na FIEPE, para palestra sobre Negociação Coletiva

Presidentes e dirigentes de sindicatos patronais da Indústria se reuniram, no dia 12 de agosto, na FIEPE, para palestra sobre Negociação Coletiva. A ação foi desenvolvida pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) – uma parceria entre a CNI, sindicatos e a FIEPE. Roberto Sotomaior Karam, empresário do setor metalmecânico e fundador da Associação de Microempresas do Paraná, comandou a palestra. Ex-presidente do Sindimetal-PR e membro da comissão de negociação do Sindicato, ele é integrante do Conselho Temático de Relações do Trabalho e do Grupo de Apoio Sindical da FIEP/PR e tem forte atuação junto a sindicatos industriais e empresas visando à preparação para negociações coletivas. 

O objetivo principal da apresentação foi desenvolver a visão estratégica dos líderes sindicais quanto à importância da negociação coletiva para a competitividade das empresas industriais assim como, fortalecer a representatividade do sindicato. No encontro, foi debatido o cenário atual da negociação coletiva no Brasil, destacando aspectos como o aumento do número de acordos coletivos em relação ao número de convenções e a concessão de aumentos reais, acima do INPC. A intenção foi sensibilizar os líderes sindicais para a adoção de uma nova visão da negociação coletiva como um processo que exige planejamento e domínio de técnicas de negociação, pautado na interpretação do cenário do setor e que tenha como base o monitoramento da relação com os trabalhadores e seus representantes. 

Foram apresentadas as ferramentas disponibilizadas pela CNI e pelas Federações aos sindicatos para subsidiar sua atuação na negociação coletiva como Sistema de Inteligência de Negócios da Indústria, Indicadores Industriais, cursos e palestras do PDA.

Relacionadas

Leia mais

8 pontos essenciais para uma negociação coletiva bem-sucedida
Minuto da Indústria destaca a nova legislação trabalhista que valoriza a negociação coletiva
Oito direitos que ninguém perde na negociação coletiva

Comentários