Problema ambiental é tema de curso para indústrias e sindicatos

Federações, sindicatos patronais e empresas se mostram cada dia mais atentas ao chamado desenvolvimento sustentável

A preocupação em prevenir problemas ambientais nas indústrias tem crescido ao longo dos anos. Federações, sindicatos patronais e empresas se mostram cada dia mais atentas ao chamado desenvolvimento sustentável, introduzindo no processo produtivo elementos e ferramentas inovadoras e sustentáveis. A fim de apresentar soluções viáveis para a área ambiental nas empresas, o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a FIEPA, promoveu na manhã desta quarta, 13, na sede da Federação, o curso “Como prevenir problemas ambientais?”.

Ministrado pela administradora, advogada e consultora da CNI, Ana de Fátima Braga Barbosa, o curso possibilitou aos representantes de empresas e sindicatos, entenderem como implementar as principais normas e procedimentos ambientais vigentes, tendo o foco no licenciamento ambiental. “O curso tem como objetivo passar para os presentes o que existe na legislação ambiental que impacta na indústria e, paralelo a isso, mostrar a importância da indústria se mobilizar e unir forças por meio dos sindicatos e federações estaduais”, destacou a consultora.

De acordo com a consultora da CNI, as indústrias que implantarem métodos e ferramentas que previnam problemas ambientais terão este fator como um diferencial relevante para uma melhor aceitação do mercado consumidor. “A questão ambiental impacta em tudo, inclusive nos negócios. O diferencial de uma empresa que é conhecedora das demandas ambientais e, em especial, das legislações ambientais, é conseguir se preparar melhor e investir em processos que consigam evitar impactos negativos no meio ambiente, além de evitar problemas com as leis vigentes”, explica Ana.

O curso reuniu profissionais dos mais diversos setores da economia paraense, além de representantes de alguns sindicatos. Para Paulo Sérgio Fonseca, gestor de Recursos Humanos da empresa Santa Rita Engenharia, “conhecer a legislação, evita problemas em âmbitos jurídicos, reduz os custos de produção e evita entraves no processo produtivo”. Paulo, assim como tantos outros empresários, pôde presenciar casos e exemplos negativos vivenciados por empresas que desconheciam a legislação ambiental. “Já tivemos dificuldades envolvendo uma filial em Macapá e, por falta de informação, tivemos vários problemas, sendo necessária a contratação de uma assessoria jurídica para poder resolvê-los. Com o curso vamos poder seguir a legislação da forma mais fiel possível, evitando que fatores negativos se repitam no futuro”, comenta.

Segundo o coordenador regional do PDA no Pará, Ivanildo Pontes, a grade de cursos de capacitação é um dos que a CNI, juntamente com as Federações de Indústrias, oferece aos sindicatos e empresas locais para fortalecer o segmento produtivo brasileiro. “Há mais de três anos, desenvolvemos ações para fortalecer o associativismo e, dessa forma, engrandecer o segmento produtivo no Brasil. Além deste curso envolvendo a questão ambiental, já estão agendados outros cursos destacando temas de alta relevância para as indústrias”, comentou Ivanildo.

Amanhã, 14, será a vez dos empresários de Castanhal participarem do curso “Como prevenir problemas ambientais?”. O curso será realizado na sede do Sistema FIEPA, daquele município.

Relacionadas

Leia mais

Tendência Mundial, preocupação ambiental afeta modo de produção
Indústria do aço investiu R$ 3,6 bilhões em ações de proteção ambiental em três anos
Licenciamento ambiental e energia foram debatidos em reunião do Conselho de Meio Ambiente da CNI

Comentários