Como pagar menos tributos, foi tema de curso em duas cidades paraibanas

O curso teve como objetivo principal debater e conhecer profundamente o sistema tributário do país

Aconteceu nos dias 22 e 24 de Julho, duas ações nas cidades de João Pessoa e Patos, respectivamente, promovido pelo Programa de Desenvolvimento Associativo PDA, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria – CNI e a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP. 

Os cursos com o tema Como pagar menos tributos, apresentaram duração de oito horas, divididas entre manhã e tarde, com o objetivo principal de debater e conhecer profundamente o sistema tributário do país. Na cidade de João Pessoa o curso aconteceu na sede do Sindipan/PB e na cidade de Patos ocorreu no SESI. 

As palestras foram ministradas pela consultora da CNI, Lucilene Faria Rosa, que apresentou as alternativas de tributação federal ( Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional), mostrando aos presentes a melhor alternativa para sua empresa. “O sistema tributário brasileiro é complexo e é necessário se unir para defender mudanças que venham a garantir maior competitividade”, disse a consultora. 

Lucilene lembra que a ideia do curso não é tornar o empresário um especialista em tributos, mas, possibilitar que ele compreenda melhor o sistema tributário para que possa identificar oportunidades de reduzir legalmente o ônus dos impostos, e para isso é preciso conhecer e analisar o sistema tributário. “Só assim o empresário poderá escolher a melhor maneira de apurar e recolher os tributos ao qual sua indústria está sujeita”, explica. 

Em todos os dias, o curso foi bem representado pelos empresários e funcionários do setor contábil das empresas e  a cada assunto abordado, a platéia se envolvia  nos debates, proporcionando um curso bastante produtivo. 

Durante todo o ano a FIEP estará desenvolvendo ações do PDA que serão divulgadas através dos sites de todos os sindicatos. Mais informações: (83) 2101-5476.

Relacionadas

Leia mais

FIEMS e Sebrae lançam, em Três Lagoas (MS), o Programa Apoio Produtivo – Associativismo Atuante
Associativismo pode favorecer empresários da indústria quanto às normas ambientais
Colatina recebe ação gratuita de incentivo ao associativismo

Comentários