Fiero e CNI lançam edital 2014/2015 do Programa de Desenvolvimento Associativo

O edital 2014/2015 inclui a divisão em duas frentes de atuação: Avança Sindicato e Associa Indústria

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) lançou nesta sexta-feira (25), em sua sede, o novo edital do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), realizado em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Desde sua implantação, a iniciativa desenvolveu capacitações com foco no atendimento das necessidades de sindicatos industriais. Como grande novidade, o edital 2014/2015 inclui a divisão em duas frentes de atuação: Avança Sindicato e Associa Indústria. O primeiro é focado na modernização da gestão sindical a partir de capacitações de executivos e associados de sindicatos, além da implantação de ferramentas de planejamento, gestão e comunicação. 

Já o projeto Associa Indústria, realizado em parceria com o Sebrae, é direcionado para empresas industriais, sobretudo as de micro e pequeno porte e inclui programação de cursos em assuntos como tributos, relações do trabalho e meio ambiente. 

“O PDA contribui de forma decisiva na melhoria da sustentabilidade dos sindicatos. Mas, para que estas ações obtenham êxito, é primordial que os empresários se sensibilizem e participem das atividades, especialmente na oferta de capacitações que o programa proporciona”, avalia o presidente da Fiero, Denis Baú, que ressaltou que o Programa auxilia na ampliação do portfólio de serviços das entidades e melhoria da gestão. Baú destacou ainda o empenho do superintendente da Fiero, Gilberto Baptista, que vem realizando diversas ações para incentivar e conscientizar os empresários para as necessidades de cada segmento. 

Gilberto Baptista, superintendente da Fiero, acrescenta que o PDA estimula o associativismo em setores industriais, a fim de que as empresas possam identificar dificuldades e desafios comuns e atuar de forma coletiva na busca de maior competitividade com o apoio de sua representação empresarial. 

Andréia Lopes, especialista em políticas e indústria da CNI, apresentou o edital 2014/2015 para empresários e presidentes de sindicatos filiados à Fiero. Na ocasião, Lopes ressaltou a importância de envolver as empresas na discussão de estratégias e da atuação da CNI. “O PDA é um instrumento da CNI e das Federações de Indústria para fortalecer a representação sindical empresarial da indústria, a fim de melhorar o ambiente de negócios e ampliar a competitividade das empresas do setor”. 

Clevison Oliveira, diretor da indústria Zared, destacou que as ações do PDA trazem resultados positivos para o setor. “Esta é uma iniciativa maravilhosa. A aproximação das empresas com os sindicatos, Fiero e CNI com certeza se reverterá em resultados positivos para todos. Desta forma as instituições que atuam na defesa da indústria de Rondônia poderão contribuir ainda mais para atender as necessidades do semento”, disse. 

O evento reuniu as lideranças da Fiero, dentre eles, o presidente Denis Roberto Baú e o superintendente Gilberto Baptista, a superintendente do Sesi, Gilvani Fares, o superintendente do IEL e Sucor, Elcimar Fernandes, o diretor regional do Senai, Silvio Liberato, o diretor jurídico da CNI, Francisco de Paula, líderes sindicais e diretoria da Fiero.

Relacionadas

Leia mais

Ex-aluno do SESI e do SENAI, astronauta Marcos Pontes faz palestra no Torneio de Robótica
Em quatro anos, aumenta a insatisfação com a educação no país, segundo pesquisa da CNI e Todos Pela Educação
CNI lança site com ações e serviços para internacionalizar empresas

Comentários