PDA reúne empresários para discutir como construir uma indústria forte

O evento, que reuniu cerca de 30 empresários do Ceará e de Pernambuco, teve a participação dos empresários industriais José Sampaio Filho e Marcos Barbosa

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizou nesta terça-feira (22/7), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), mais uma edição do Diálogos sobre competitividade, com o tema Como construir uma indústria forte?. O evento, que reuniu cerca de 30 empresários do Ceará e de Pernambuco, teve a participação dos empresários industriais José Sampaio Filho da área metalmecânica do Ceará, e Marcos Barbosa, da área de cerâmica vermelha de Pernambuco. 

Mediado pelo consultor Oscar Rache, os dois empresários apresentaram  suas trajetórias pessoais e profissionais como industriais e debateram assuntos sobre a realidade econômica e os desafios do cenário competitivo, que se propagam no ambiente empresarial. 

Sampaio Filho, da Alpha Metalúrgica, que é diretor do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Materiais Elétricos do Estado do Ceará (Simec), destacou que foi a partir de sua participação e experiência com o associativismo, por meio do Simec, que construiu sua visão estratégica como empresário. “Foi conversando e convivendo com a  realidade de empresas do mesmo setor, e até de outras áreas, que muitaa vezes conseguimos ter força para enfrentar problemas que comuns a todos e conseguir juntos chegar a soluções”, disse. 

Marcos Barbosa, da Cerâmica Kitambar, apresentou os projetos que vem desenvolvendo ao longo dos anos na sua empresa, como a compensação e créditos de carbono. Desde 1976, a empresa, localizada nos municípios de Caruaru e Tacaimbó, no Agreste de Pernambuco, está no mercado. Ele falou de sua experiência em outras empresas do segmento, que, antes de serem concorrentes, são aliadas para enfrentar os desafios próprios do setor. 

O PDA é um instrumento da CNI e das federações de indústria para fortalecer a representação sindical empresarial da indústria. A ideia é melhorar o ambiente de negócios e ampliar a competitividade das empresas. Desde este ano, as iniciativas do PDA são distribuídas em duas frentes de atuação: Associa Indústria e Avança Sindicato.

Relacionadas

Leia mais

Encontro incentiva aproximação entre sindicatos e Sistema FIEC
8 pontos essenciais para uma negociação coletiva bem-sucedida
PDA planeja ações para 2017

Comentários