Dirigentes sindicais debatem desafios da representação do setor

Lideranças sindicais de indústrias baianas discutiram os “Desafios do Líder Sindical Empresarial”

Dando continuidade às atividades do Programa de Capacitação da FIEB, lideranças sindicais de indústrias baianas discutiram os “Desafios do Líder Sindical Empresarial”, na manhã desta quinta-feira (17), na FIEB, em palestra ministrada pelo consultor da CNI, Luciano Pinheiro, especialista com ampla experiência na área sindical. 

A palestra destacou pontos como a promoção da defesa de interesses do setor, a mudança na postura de negociação coletiva e a prestação de serviços. Na avaliação de Luciano Pinheiro, “realinhar a atuação dos sindicatos empresariais passa pela mudança de postura dos dirigentes em entender como ampliar a participação das empresas”, pontuou. As lideranças sindicais também tiveram a oportunidade conhecer exemplos de boas práticas de sindicatos de outros estados. 

“Esta foi uma excelente oportunidade de entendermos a entidade sindical de uma ótica diferente”, avaliou Juan Lorenzo, presidente do Sindicato das Indústrias de Sabões, Detergentes e Produtos de Limpeza em Geral e Velas no Estado da Bahia (Sindisabões). “A iniciativa foi importantíssima para aprimorarmos o conceito de gestão sindical”, completou Dilma Portugal, presidente do Sindicato das Indústrias de Vestuário de Feira de Santana e Região. 

Na opinião do presidente do Sindicato da Indústria do Tabaco no Estado da Bahia (Sinditabaco), Odacir Strada, “é sempre bom relembrar estes conceitos e alertar para a importância da estruturação do sindicato e da atuação do dirigente sindical, já que muitas entidades sindicais têm seus quadros de dirigentes sendo renovados”. 

A palestra faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), que busca fortalecer a atuação dos sindicatos em todo o Estado, dentro do Programa de Capacitação, em parceria com a CNI.

Relacionadas

Leia mais

FIEAC: PDA promove curso de SST na era eSocial
PDA/FIERN realiza curso sobre Normas Regulamentadoras em Caicó
Atuação articulada amplia oferta de soluções às indústrias e estimula o associativismo, diz presidente da FIEB

Comentários