Consultor recomenda que Sindicatos criem "tecido de relacionamentos" em torno de projetos

Curso, no âmbito do projeto Avança Sindicato, enaltece que gestão estratégica é um dos requisitos para a superação dos desafios dos sindicatos

As entidades sindicais vivem um momento de renovação de sua representatividade e profissionalização da gestão. Nesse contexto, o associativismo ganha espaço e requer que os executivos estejam preparados para elaborar e executar projetos e parcerias com instituições públicas e privadas para garantir resultados mais positivos. O tema "Gestão de projetos e parcerias sindicais" foi o tema abordado em curso do Programa de Desenvolvimento Associativo, ministrado pelo consultor da CNI, Helder Mendes Ribeiro. A capacitação foi realizada no Espaço Cultural Candinha Bezerra, nesta quinta-feira, dia 17. 

Para Helder Ribeiro, o executivo dos Sindicatos deve ter a capacitação para criar um “tecido de relacionamentos” em torno de projetos e parcerias, sobretudo do Sistema S, além de instituições de ensino, tecnologia, ação social que contribuam para aumentar a efetividade de projetos e dar perspectivas de ações futuras aos empresários. 

“O PDA busca dar condições para elaboração de projetos específicos para os Sindicatos que são diferentes dos projetos empresariais. Para os sindicatos, os projetos precisam ter um caráter mais participativo, com poder de mobilizar as empresas representadas e possíveis parceiros e estar ligado a parte estratégica dos Sindicatos”, observa o consultor da CNI. 

Realizado pela FIERN em parceria com a CNI, no âmbito do projeto Avança Sindicato, o curso é voltado para executivos e integrantes das equipes técnicas dos sindicatos, responsável pelo suporte ao presidente do sindicato, conduzindo processos de gestão e de relacionamento com as indústrias representadas. 

Tem como objetivos ressaltar que a gestão estratégica é um dos requisitos para a superação dos desafios dos sindicatos, apresentando o tema como uma forma de viabilizar/operacionalizar a gestão dos sindicatos, apresentar metodologias de gestão de projetos, com ênfase ao PDCA, descrevendo como aplicá-lo, detalhando as etapas de planejamento, execução, verificação e ajustes. 

O diretor da Federação das Indústrias Roberto Serquiz destacou a preocupação da atual gestão da FIERN no trabalho de qualificação junto a colaboradores, empresários e Sindicatos. O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), observa o diretor, tem sido ferramenta importante para a capacitação e melhor desempenho das entidades sindicais. 

“O PDA busca favorecer em termos de informação e orientação aos representantes e dirigentes dos Sindicatos. E esta capacitação em projetos vem orientar desde o planejamento até o acompanhamento e controle de projetos. É uma oportunidade importante”, disse Serquiz.

Relacionadas

Leia mais

FIERN, através do PDA, inicia a Pesquisa Sindical 2014
Sistema FIERN debaterá gestão sindical eficiente
PDA/FIERN orienta empresas sobre problemas trabalhistas

Comentários