Relações trabalhistas é tema de curso promovido pela Fiea

Curso buscou promover o conhecimento sobre as normas e procedimentos que devem ser observados pelas empresas, desde a admissão de colaboradores até a rescisão de contratos de trabalho

A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), por meio da Unidade Sindical e em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), promoveu, entre os dias 1º e 10 últimos, uma série de cursos com o tema “Como evitar problemas trabalhistas?” para empresas industriais alagoanas. Realizada através do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), a iniciativa contemplou sindicatos filiados à Fiea.

O objetivo foi promover o conhecimento sobre as normas e procedimentos que as empresas devem observar, desde a admissão de colaboradores até a rescisão de contratos de trabalho. Os empresários também aprenderam a administrar conflitos, por meio das Comissões de Conciliação Prévia e da Justiça do Trabalho.

Os temas abordados foram as rotinas trabalhistas na admissão, na vigência do contrato e na rescisão do contrato, além da gestão de conflitos trabalhistas e ação da Indústria para a competitividade.

Duas consultoras ministraram o curso. Maria Inez Diniz de Medeiros é mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco e atua como consultora trabalhista e de gestão empresarial. Já desempenhou funções como auditora fiscal do Trabalho e delegada regional do Trabalho. Atualmente é titular da empresa Atenas Consultores Associados Ltda.

Cely Sousa Soares é especialista em Direito Processual do Trabalho e Direito Processual Civil, pós-graduanda em Direito Empresarial pela FGV, advogada trabalhista de empresas, assessora jurídica da Fecomércio do Distrito Federal, consultora jurídica de sindicatos e federações, e conta com mais de dez anos de experiência em negociações coletivas de trabalho.

Participaram da capacitação os sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscon); da Indústria Cerâmica (Sindicer); da Indústria de Marcenaria, Móveis e Esquadrias (Sindmarc); da Indústria de Panificação, Confeitaria, Bolos, Bolachas, Biscoitos e Massas Alimentícias (Sindipan); da Indústria do Vestuário (Sindivest); da Indústria de Calçados (Sinduscal); das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados (Sileal); e da Indústria Gráfica (Singal).

Em agosto, dando continuidade ao Programa de Desenvolvimento Associativo, será promovido o curso: “Como pagar menos tributos”. Os sindicatos que tiverem o interesse em participar deverão entrar em contato com a Unidade Sindical da Fiea, através do telefone: (82) 2121 – 3011.

Relacionadas

Leia mais

Prefeito eleito de Maceió apresenta projetos na Fiea
Fiea promove curso gratuito sobre competitividade industrial

Comentários