Processo eletrônico aumentou participação em eleições sindicais

O processo já foi adotado por sindicatos das regiões Oeste, Centro-Sul, Campos Gerais e Curitiba e região metropolitana. A adoção da votação eletrônica resultou na participação média de 92% dos associados

O Sistema Eletrônico de Eleições Sindicais foi desenvolvido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) por meio de uma parceria entre o Departamento de Assistência Sindical e a equipe de Tecnologia da Informação (TI) em 2012. O processo já foi adotado por sindicatos das regiões Oeste, Centro-Sul, Campos Gerais e Curitiba e região metropolitana. A adoção da votação eletrônica resultou na participação média de 92% dos associados.

O Sindicato das Indústrias e Empresas de Instalação, Operação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistemas de Telecomunicações do Estado do Paraná (Siietep) foi a primeira entidade empresarial do país a utilizar votação eletrônica para eleger sua nova diretoria, em maio de 2012. “Com login e senha, o associado pode votar direto de sua empresa, casa, ou qualquer lugar que deseje, o que torna o processo mais confortável, rápido e seguro”, explica Marlon Dreher, analista responsável pela implantação do sistema eletrônico.

Uma das mais recentes adesões à votação eletrônica, em abril deste ano, foi do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Ponta Grossa (Sindirepa). A secretária executiva do Sindirepa, Larissa Santos Osteruska, confirma o argumento de Dreher. “O número de votos aumentou em quatro vezes com o novo sistema. Facilita muito todo o processo e, consequentemente, aumenta o interesse e a participação das empresas”, avaliou.

Além do Siietep e do Sindirepa Ponta Grossa, também adotaram o processo eletrônico o Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares, Aparelhos de Rádio Transmissão, Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar, Lâmpadas e Aparelhos Elétricos de Iluminação do Estado do Paraná – (Sinaees), Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná (Sinqfar-PR), o Sindicato das Empresas de Eletricidade, Gás, Água, Obras e Serviços do Estado do Paraná (Sineltepar) e o Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria do Estado do Paraná (Simov) – todos na capital. Em Cascavel, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná (Sinduscon – Oeste) foi a primeira entidade a usar o sistema no interior do estado, estratégia também usada neste ano pelo Sindicato das Indústrias Gráficas do Oeste do Estado do Paraná (Sindgraf). Na região Centro – Sul do estado, o Sindicato das Indústrias de Cerâmicas e Olarias (Sincolsul) realizou sua primeira votação eletrônica neste ano em Prudentópolis.

Os próximos a realizarem votações eletrônicas são o Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná (Sincabima) e Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná (Sipcep) em Curitiba e o Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias e de Marcenarias (Sindimadeira) em Ponta Grossa.

Relacionadas

Leia mais

Sindicatos promovem cursos em parceria com PDA
Ações em defesa de interesses da indústria visam a aumentar a competitividade do setor
Nova lei trabalhista fortalece importância dos sindicatos

Comentários