Fiema realiza curso "Como prevenir problemas ambientais?" para empresas

Curso será voltado para empresários e representantes de empresas industriais e tem inscrição gratuita

Curso “Como prevenir problemas ambientais?”

São Luís 
Data: 06/05/2014 
Hora: das 14h às 22h 
Local: FIEMA, Sala de Treinamento IEL (Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, Casa da Indústria Albano Franco, retorno da Cohama)

Público-alvo: empresários e representantes de empresas industriais 
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Fiema pelos telefones (98) 3212-1826/1840 ou pelos e-mails [email protected] e [email protected]

Imperatriz 
Data: 07/05/2014 
Hora: das 14h às 22h 
Local: FIEMA-Imperatriz, Auditório (Rua Bahia, nº 611, Centro, Imperatriz-MA)

Público-alvo: empresários e representantes de empresas industriais 
As inscriçoes são gratuitas e podem ser feitas no escritório regional da Fiema em Imperatriz, pelo telefone (99) 3525-1402 ou pelos e-mails [email protected] e [email protected]

Descrição: Curso que explica aos participantes como implementar as principais normas e procedimentos ambientais vigentes, com ênfase nos procedimentos relacionados ao licenciamento ambiental. O conteúdo alerta para a importância de se incorporar a dimensão ambiental às estratégias e aos processos de gestão das empresas. Também estimula a ação empresarial coletiva, por meio dos sindicatos, para defender modificações que tornem as normas ambientais mais simples, claras e viáveis de serem cumpridas.

Ação que faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) e está inserido no projeto Associa Indústria. “ O PDA é o principal instrumento da Confederação Nacional da Indústria para apoiar as Federações no fortalecimento da representação sindical empresarial. 
Atualmente, o Programa está estruturado em dois grandes projetos: o Associa Indústria, destinado às empresas industriais e executado, no Maranhão, pela Federação das Indústrias (Fiema), em parceria com o Sebrae-MA, e o projeto Avança Sindicato, voltado aos sindicatos empresariais da Indústria.

O Projeto Associa Indústria tem como objetivo estimular o associativismo em setores industriais, a fim de que as micro e pequenas empresas possam identificar dificuldades e desafios comuns e atuar de forma coletiva para buscar maior competitividade, com o apoio de sua representação empresarial.

Consultor: Marco Antônio Fernandez P. da Silva do curso "Como prevenir problemas ambientais?”

Currículo resumido: Engenheiro Arquiteto, pós-graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental e em Gestão da Responsabilidade Social, trabalha há 23 anos na área socioambiental. Atuou fortemente na gestão de recursos hídricos, com a implantação das políticas Nacional e Estaduais de Recursos Hídricos. Foi consultor no Ministério do Meio Ambiente, Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura e Organização dos Estados Americanos. Trabalhou no Instituto Mineiro de Gestão das Águas e foi o consultor responsável pela elaboração do Caderno Regional Atlântico Sudeste, integrante do Plano Nacional de Recursos Hídricos. Por 04 anos coordenou processos de licenciamento ambiental de grandes empreendimentos e hoje é Gerente de Meio Ambiente de uma mineradora de capital aberto.

Relacionadas

Leia mais

FIEMA e CNI realizam 1º Diálogo da Rede Sindical da Indústria
FIEMA e CNI capacitam empresários para atender a fiscalização do trabalho
FIEMA prepara empresários para lidar com normas reguladoras que mais impactam a indústria

Comentários