Fibra retoma atividades do PDA em 30 de abril

O PDA é o principal instrumento da CNI para apoiar as Federações no fortalecimento da representação sindical empresarial

Com a mesa-redonda Como atrair e manter associados?, no dia 30 de abril, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) abre as atividades do Edital 2014/2015 do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). O programa é iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) promovida pelas federações de indústrias nos estados, que visa fortalecer os sindicatos e aproximá-los ainda mais das empresas, de modo a ampliar a representatividade e a sustentabilidade sindical. 

Esta primeira ação do ano, voltada para os presidentes e dirigentes dos sindicatos industriais, terá formato de bate-papo. Um mediador capacitado pela CNI coordenará a mesa composta pelo presidente do Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do DF (Sindimam-DF), Daniel Borges, e por Hans Heinrich Bethe, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Blumenau, em Santa Catarina. 

A intenção deste encontro é disseminar práticas bem sucedidas na promoção do associativismo implantadas pelos presidentes das entidades, estimulando os sindicatos locais a adotá-las, adaptando-as às necessidades do empresariado do Distrito Federal. 

O PDA em 2014 

O PDA é o principal instrumento da CNI para apoiar as Federações no fortalecimento da representação sindical empresarial. Atualmente, o Programa está estruturado em dois grandes projetos: o projeto Avança Sindicato, voltado aos sindicatos empresariais da Indústria, e o projeto Associa Indústria, destinado às empresas industriais e executado em parceria com o Sebrae. 

No Avança Sindicato, o foco das atividades é no desenvolvimento e no fortalecimento sindical. O projeto leva aos líderes e executivos dos sindicatos ações para aperfeiçoar a gestão e aprimorar a comunicação da entidade com a base empresarial. O Avança Sindicato também apoia projetos inovadores desenvolvidos pelas Federações para a promoção do associativismo. 

Já o projeto Associa Indústria tem como objetivo estimular o associativismo em setores industriais, a fim de que as micro e pequenas empresas possam identificar dificuldades e desafios comuns e atuar de forma coletiva para buscar maior competitividade, com o apoio de sua entidade representativa. 

Para este ano estão programadas dez atividades do Programa de Desenvolvimento Associativo na Fibra, já considerando a mesa-redonda de 30 de abril. Todas as ações são gratuitas, dividas entre temas dos projetos Associa Sindicato e Associa Indústria. 

"Essas atividades visam sensibilizar os líderes e executivos sindicais e proporcionar conteúdo técnico e ferramentas para que, cada vez mais, os sindicatos assumam um papel estratégico na representação dos setores industriais", ressalta a gerente de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camilla Cavalcanti. As inscrições para as atividades são feitas com a equipe da diretoria de Assuntos de Desenvolvimento Sindical e Relações do Trabalho, executa o programa na Fibra, seguindo instruções em convites enviados antes de cada ação. Para a mesa-redonda de 30 de abril, as inscrições estão abertas para os presidentes dos sindicatos filiados. 

Mais informações sobre o PDA podem ser adquiridas na assessoria de Assuntos de Desenvolvimento Sindical e Relações do Trabalho, no telefone 3362-6115. Neste telefone, o empresário também pode tirar dúvidas sobre como se associar a um sindicato industrial, de acordo com as características de seu negócio.

Relacionadas

Leia mais

Fibra realiza Bate-Papo para incentivar sindicatos da indústria
Fibra orienta empresas sobre processos trabalhistas
Bloco K entra em pauta na Fibra durante o Encontro de Contadores

Comentários