Curso debate os desafios dos executivos dos Sindicatos filiados a FIERN

O curso busca contextualizar a atuação do executivo, da visão geral do sistema de representação a participação na superação dos desafios dos sindicatos

Executivos e integrantes de equipes técnicas dos Sindicatos filiados a FIERN participaram, nesta sexta-feira (11), do Curso “O papel do Executivo na Superação dos Desafios do Sindicato”. A capacitação foi ministrada pelo consultor de mercado da CNI, Marcelo Lomelino, e faz parte das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) para 2014, uma parceria entre o Sistema FIERN e a Confederação Nacional das Indústrias (CNI). 

O curso busca contextualizar a atuação do executivo partindo da visão geral do sistema de representação da indústria e chegando a participação na superação dos desafios dos sindicatos para a promoção do associativismo e o avanço dos setores representados. “A capacitação busca alertar os executivos de que há mudança de era, de mentalidades e processos e que os sindicatos também precisam acompanhar”, observa Lomelino. 

O consultor da CNI afirma que os sindicatos empresariais precisam acompanhar a mudança de postura numa sociedade e mercado mais dinâmicos, conectados e que exigem a tomada de decisões. Nesse contexto, as entidades que antes reagiam quando buscados pelas empresas precisam “descer ao chão de fábrica” e conhecer as necessidades destas, para oferecer serviços que agreguem ao crescimento do setor que representam. Os objetivos dos Sindicatos, contudo, pondera Marcelo Lomelino, não sofrem alterações. 

“O desafio é interpretar o que as empresas desejam e como a defesa dos interesses, a deliberação de decisões e a oferta de serviços serão trabalhados. Elas precisam ser customizadas à realidade da empresa.  Em vez de um plano geral que o Sindicato passa às empresas, agora, ele precisa ouvir a empresa para formatar”, analisa o consultor. 

A quebra do paradigma conceitual também se aplica a estrutura. De acordo com o palestrante os Sindicatos não precisam ser grandes em números de empresas e de receita para ter êxito nas causas que defendem. Parcerias com instituições de ensino, atuação em rede com outras entidades, captação de recursos por meio de editais e usar os serviços do Sistema Indústria é um caminho viável à nova formatação exigida pelo mercado.  “O desafio é também quebrar esse modelo, montar instituições flexíveis para ter melhor resultado”, afirmou Lomelino. 

O presidente do Sindimoveis, Francisco de Assis Medeiros, destacou a importância de se discutir melhorias para o fortalecimento das unidades sindicais e, com isso, da indústria e melhorar o ambiente de negócios. 

“Iremos discutir o papel e os desafios de um Sindicato empresarial, reforçando a importância do executivo para conseguir bons resultados a partir do momento em que se conscientizam sobre o contexto do setor representado pelo Sindicato”, ressaltou a gestora do PDA, Márcia Segundo Cabral.

Relacionadas

Leia mais

PDA/FIERN realiza curso sobre Normas Regulamentadoras em Caicó
PDA/FIERN realizará curso para prevenção de problemas ambientais
PDA/FIERN fará dia 16 oficina sobre prática da negociação coletiva

Comentários