Curso para empresários mostra como promover a regularização ambiental das indústrias

O curso “Como prevenir problemas ambientais?” foi iniciado em abril de 2014 e a previsão é de que até o final do próximo ano, 5.500 pessoas participem em 26 estados

As questões ambientais fazem parte, cada vez mais, do dia a dia de todas as empresas industriais. Para funcionar corretamente, as indústrias precisam realizar diversos procedimentos legais e administrativos, como o licenciamento ambiental, a obtenção da outorga para uso da água e a comprovação da origem das matérias-primas florestais.

O curso “Como prevenir problemas ambientais?” mostra os principais aspectos da legislação ambiental que devem ser observados pelas indústrias. Com abordagem prática, traça o passo a passo a ser seguido pelas indústrias para obter os três tipos de licenças ambientais: prévia, de instalação e de operação.

Promovido pelo projeto Associa Indústria – o curso ressalta a complexidade e a burocracia dos procedimentos ambientais, nas esferas federal, estadual e municipal. Os participantes são incentivados a propor formas de simplificar esses procedimentos e a se unir para defendê-las, buscando para isso o suporte de seus sindicatos empresariais.

Por outro lado, o curso destaca também os pontos positivos de implantar sistemas e processos de gestão ambiental, além de iniciativas voltadas à ecoeficiência. Afinal, além de reduzir os impactos ao meio ambiente, as empresas conseguem também diminuir seus custos de produção, melhorar sua imagem institucional, ter mais facilidade de obter financiamentos.

O projeto Associa Indústria – Fruto de uma grande parceria entre os sindicatos empresariais, as federações estaduais de Indústria, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o projeto Associa Indústria oferece diversas iniciativas para melhorar sua gestão em assuntos como meio ambiente, relações do trabalho, fiscalização, tributos.

O projeto integra o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), principal instrumento da CNI para fortalecer a representação empresarial e incentivar o associativismo.

O curso “Como prevenir problemas ambientais?” foi iniciado em abril de 2014 e a previsão é que, o final do próximo ano, 5.500 pessoas participem das 182 turmas que ocorrerão em 26 estados.

Para mais informações, procure a Federação das Indústrias do seu estado ou acesse: www.portaldaindustria.com.br/pda.

Relacionadas

Leia mais

Conselho de Meio Ambiente debate políticas ambientais para as regiões Norte e Centro-Oeste
Práticas sustentáveis precisam ser viáveis economicamente, diz presidente do Conselho de Meio Ambiente da CNI
Licenciamento ambiental e energia foram debatidos em reunião do Conselho de Meio Ambiente da CNI

Comentários