Prevenção de problemas ambientais é tema de curso

No encontro promovido na capital baiana, foram apresentadas as principais normas e procedimentos ambientais da legislação brasileira

A dificuldade para o licenciamento ambiental é um dos principais problemas enfrentados pelas indústrias. Para discutir o tema, a Superintendência de Relações Institucionais da FIEB, em parceria com a CNI e Sebrae, realizou o curso “Como prevenir problemas ambientais?” nos dias 08 e 09 de abril em Salvador e Feira de Santana, respectivamente.

No encontro promovido na capital baiana, foram apresentadas as principais normas e procedimentos ambientais da legislação brasileira, com ênfase nos procedimentos relacionados ao licenciamento ambiental. Os empresários também foram alertados sobre os prejuízos causados pelos problemas ambientais e para a importância de se incorporar estas questões às estratégias de gestão das empresas. “É importante ter um sistema de gestão ambiental dentro das empresas, atento ao cumprimento da legislação”, pontuou Marco Fernandez, consultor da CNI, responsável pela condução do curso.

Destaque ainda para a importância do associativismo na defesa dos interesses das indústrias nas questões que envolvam aspectos ambientais. “Este é um terreno árido e não devemos andar sozinhos. Daí a importância do associativismo e das entidades de representação como sindicatos, Federação e CNI, como chave para a questão ambiental”, concluiu Fernandez.

A importância da temática abordada foi destacada pelos participantes do evento. “Temos que ser participativos para o problema não tomar uma dimensão maior e por isso estamos aqui na Federação”, completou Izabella Lopes, assessora jurídica do Sindicato das Indústrias de Papel, Celulose, Papelão, Pasta de Madeira para Papel e Artefatos de Papel e Papelão no Estado da Bahia (Sindpacel).

E foi justamente a preocupação com a questão socioambiental que levou a empresária e presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Salvador e região (Sindvest), Eunice Habibe, a participar do encontro. “Além de ampliar o conhecimento como cidadã, as informações foram uma síntese do que afeta as empresas na questão ambiental e a troca de conhecimentos para o entendimento da legislação é fundamental, inclusive para a difusão das informações junto a outros empresários”, afirmou.

Próximas capacitações - Ainda em abril serão realizados mais dois cursos com a temática "Como atender a fiscalização do trabalho?", já realizados em Salvador e Feira de Santana. Desta vez a capacitação será nos municípios de Vitória da Conquista (dia 15) e Caetité (dia 16). Clique aqui e faça sua inscrição. Os cursos são gratuitos, mas as vagas limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3343-1479 ou e-mail [email protected].

Relacionadas

Leia mais

FIEB e Sindvest promovem curso sobre regimes tributários

Comentários