Curso na FIEC mostra como pagar menos

O consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Alexandre Andrade, apresentará as alternativas de tributação que estão vigentes no Brasil

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) promove dia 24 de julho, de 14h às 21h30, o curso Como pagar menos tributos. O evento será ministrado pelo consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Alexandre Andrade, e visa dar aos empresários orientações de como é possível melhorar o desempenho tributário das indústrias, respeitando a legislação vigente. O curso, que será realizado no auditório José Flávio Costa Lima, térreo da Casa da Indústria, é gratuito para as empresas filiadas aos 39 sindicatos industriais da FIEC. Para os não sindicalizados, o investimento é de R$ 100. 

Segundo Alexandre Andrade, a carga tributária no Brasil é de 35% do Produto Interno Bruto (PIB) e os custos com tributos estão entre os maiores das empresas, chegando a quase 40% do faturamento. Além disso, estudos mostram que os empresários gastam cerca de 2.600 horas por ano para resolver questões burocráticas, a maior parte delas relativas às questões tributárias. “O custo tributário impacta diretamente na produção e competitividade das empresas. Por isso, a questão é vital para a competitividade”, diz. 

De acordo com Alexandre, ao compreender as características do regime tributário é possível reduzir o pagamento de tributos e melhorar o desempenho da empresa. “Conhecendo como funciona o sistema tributário, os empresários podem optar por alternativas que vão ser melhores para seus negócios. Também, por meio do treinamento, eles entenderão como é importante se mobilizar e se associar para defenderem coletivamente a redução da carga tributária.” 

O programa do curso abordará temas como: Lucro real, Lucro presumido, Simples nacional, Regras de escolha dos regimes tributários, Apuração de tributos nos regimes tributários videntes e a Ação da indústria para a competitividade. “A ideia não é tornar o empresário um especialista em tributos, mas possibilitar que ele compreenda melhor o sistema tributário para que possa identificar oportunidades de reduzir legalmente o ônus dos impostos”, afirma Alexandre. 

O curso Como pagar menos tributos é uma ação do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), coordenado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE), com a participação dos sindicatos filiados à FIEC, em parceria com a CNI. Mais informações e inscrições pelos telefones (85) 3421 6509, ou pelo e-mail [email protected]

Sobre o palestrante: Alexandre Andrade é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com MBA executivo em gestão financeira, controladoria e auditoria. Entre 2010 e 2013, foi vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio de Janeiro (Sescon/RJ).

Relacionadas

Leia mais

Custos industriais sobem puxados por despesas com impostos, energia e pessoal
Indústria é contra o aumento de impostos, diz presidente da CNI
5 mudanças necessárias para as empresas quitarem impostos atrasados

Comentários