www.cni.org.br

http://cni.org.br/noticias/123465978

2º Seminário Pense nas Pequenas Primeiro

Data: De: 29/04/2015 Local: Brasília (DF) Setor Bancário Norte, Quadra 1, Bloco C - Ed. Roberto Simonsen - CNI

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realiza no dia 29 de abril, o 2º Seminário Pense nas Pequenas Primeiro: Políticas de Fomento às Micro e Pequenas Empresas, no auditório do edifício sede da CNI, em Brasília.

Desde a Constituição de 1998, a importância de apoiar as micro, pequenas e médias empresas (MPEs) vem ganhando força no Brasil, com o tratamento diferenciado e favorecido. Mas é preciso ir além e intensificar o apoio às MPEs, aperfeiçoando o marco regulatório e as políticas públicas.

A edição 2015 do Pense nas Pequenas Primeiro vai aprofundar o debate com foco em temas:

  1. Segunda chance para o empresário - empreender embute um risco. O empreendedor que não obteve sucesso na sua primeira experiência tem mais chances de obter sucesso na sua segunda tentativa. Como o ambiente de negócios brasileiro pode ser melhorado para permitir que o empreendedor siga empreendendo? Quais políticas de recuperação judicial e de apoio à gestão são adotadas em outras países que poderiam inspirar o Brasil?

  2. Compras governamentais - sabe-se que o poder de compra do Estado é significativo e pode induzir o desenvolvimento econômico de uma região. A Lei Geral da MPE prevê o tratamento diferenciado nas compras governamentais, que ainda precisa ser mais explorado por todos os entes de governo. Quais políticas são adotadas em outros países que poderiam inspirar o Brasil? Como tornar mais efetiva a aplicação desse mecanismo indutor de desenvolvimento nas compras públicas de todos os entes de governo?

  3. Revisão do Simples Nacional - O sistema tributário da pequena empresa tem obtido grandes avanços para fortalecer o segmento. No entanto, o que se verifica atualmente é que as empresas têm medo de crescer, ser excluídas do Simples e ter de enfrentar mais burocracia e maior carga tributária. Como impedir esse cenário e retirar os obstáculos ao crescimento?

Participe do debate, que contará com a presença do Ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa do Governo Federal, parlamentares que liderarão a discussão no Congresso Nacional e especialistas nacionais e internacionais.

 

Faça o download da programação abaixo.

Download de arquivos