16 Nov 2016

Programa Gestão Sustentável para Micros e Pequenas Empresas é tema de reportagem na TV Globo

Desenvolvida pelo SESI e BID, iniciativa beneficiou 360 empresas em seis estados e no Distrito Federal. A indústria mineira de eletrônicos Leucotron conseguiu reduzir o consumo de energia

Imagem do Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Com o auxílio do SESI, a empresa reduziu os custos em R$50 mil por ano
A indústria de softwares e equipamentos de telecomunicações Leucotron, de Santa Rita do Sapucaí (MG), conseguiu melhorar a gestão e descobriu onde reduzir custos após consultoria de técnicos do Serviço Social da Indústria (SESI). O primeiro desafio do programa Gestão Sustentável para Micros e Pequenas Empresas, realizado pelo SESI em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fundo Multilateral de Investimentos, foi reduzir o alto consumo de energia elétrica da empresas e, para começar, 800 lâmpadas foram substituídas por modelos que usam tecnologia LED, mais econômica.

O segundo passo foi reduzir a conta de ar-condicionado da empresa, por meio da instalação de telhas térmicas e chapas de alumínio em volta do prédio, que ajudaram a controlar a temperatura ambiente com uso de ventiladores.

Essa experiência foi destaque no programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da TV Globo, no último domingo (13). De acordo com o dono da Leucotron, Marcos Vilela, os R$ 25 mil investidos nessas ações foram recuperados em seis meses com a redução de 25% na conta de energia. A economia foi de R$ 50 mil por ano.

RESULTADOS – Desde 2011, 360 indústrias já participaram do programa de Gestão Sustentável, em seis estados – Ceará, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais – e no Distrito Federal. Só no polo de alta tecnologia de Santa Rita do Sapucaí, foram atendidas pela iniciativa 27 empresas. Entre os serviços, está o diagnóstico das empresas em áreas como tecnologia e inovação, gestão, segurança e saúde no trabalho e meio ambiente. A partir daí, o SESI ajuda os empresários a executarem as ações que melhoram a eficiência e aumentam a competitividade do negócio. Até 2018, serão beneficiadas mil empresas pelo programa em 18 estados.

“Nós avaliamos seis dimensões da sustentabilidade dessas empresas: avaliamos compromisso sustentável, compromisso de ambiente de trabalho e produção sustentável, engajamento da força de trabalho, relacionamento humano e com comunidade”, explica o gerente-executivo de Qualidade de Vida do SESI, Emanuel Lacerda.

SERVIÇO – Empresas interessadas em participar do Programa Gestão Sustentável para a Competitividade de Micros e Pequenas Empresas devem procurar o SESI no seu estado.

ASSISTA - Conheça melhor o programa Gestão Sustentável para Micros e Pequenas Empresas na reportagem do Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Por Maria José Rodrigues
Imagem: Reprodução/TV Globo