26 Out 2016

Segurança no trabalho é foco de vídeos do SESI para o setor frigorífico

A série 100% Seguro, com 50 vídeos com dicas e orientações sobre segurança no trabalho em frigoríficos, estará disponível na internet a partir de novembro

Banner Vídeos 100% Seguro FrigoríficoUma coletânea de vídeos com dicas e orientações de segurança no trabalho em frigoríficos estará disponível gratuitamente a partir de novembro na plataforma de educação do Serviço Social da Indústria (SESI). A iniciativa, realizada em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), foi apresentada nesta terça-feira (25), em São Paulo, em reunião de conselho das duas associações.

Ao todo, são 50 programetes com legendas em português, inglês e espanhol, produzidos em linguagem simples, direta e de fácil entendimento, que tratam de questões variadas sobre a segurança no trabalho do setor frigorífico. Os vídeos tratam, por exemplo, de segurança na recepção e abate de aves, suínos, bovinos e pescados, no manuseio de facas e chairas, ergonomia, sinalização de segurança, equipamentos de proteção, riscos ocupacionais, entre outros assuntos.

A iniciativa tem o objetivo de contribuir para a redução no número de acidentes e de doenças ocupacionais e melhoria na qualidade de vida, na segurança e na saúde na agroindústria de proteína animal. De acordo com o diretor de Operações do SESI Nacional, Marcos Tadeu, os vídeos serão distribuídos para todos os estados do país via e-mail marketing, divulgações em sites de associações, sindicados, federações e outros órgãos ligados ao trabalho e aos setores, redes sociais e ações por meio de Ensino à Distância (EAD). “Haverá, ainda, a oferta dos vídeos em cada regional do SESI, em que serão montadas salas de aula virtuais, inclusive com avaliações e emissões de certificados”, ressaltou.

O presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, destacou que o setor frigorífico vem investindo fortemente na melhoria da qualidade de vida e em estruturas e processos que garantam boas condições de trabalho nas linhas de produção. "Estes vídeos constituem uma ferramenta-chave neste processo, alinhando e disseminando conhecimentos reunidos por profissionais de ponta do setor”, destaca o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra.

“A iniciativa tem um viés excelente pela maneira didática em que aborda o tema e, principalmente, no que diz respeito à competitividade das empresas, uma vez que a segurança do trabalho tem estado em evidência nos últimos tempos e é um fator primordial para fortalecer o nosso setor produtivo com qualidade”, afirmou Antônio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC.

Da Assessoria de Imprensa da ABPA
Para a Agência CNI de Notícias