http://portaldaindustria.com.br/agenciacni/

Notícias

17 Dez 2015

Retrospectiva da Indústria 2015 mostra os principais acontecimentos do ano

Relembre o que foi notícia no setor industrial no infográfico especial da Agência CNI de Notícias

O ano de 2015 será lembrado pelas fortes turbulências políticas e econômicas que prejudicaram não só a indústria, como toda a sociedade. Aumento das taxas de desemprego e inflação, queda do consumo e da renda das famílias, e perspectivas desanimadoras para o setor empresarial. No entanto, para o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, é possível reverter esse quadro, mas não a curto prazo.
 
Na entrevista de balanço do ano, Andrade reforçou a necessidade de se superar a crise política e de agir mais e discutir menos. "O ajuste fiscal está sendo discutido há mais de um ano e nada se fez até agora". Ele lembrou que, entre as medidas anunciadas, só a desoneração da folha de pagamento foi aprovada. 
 
Ainda assim, o ano também registrou grandes conquistas para a indústria nacional. Pela primeira vez na história, competidores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Senac venceram a maior competição mundial de educação profissional, em uma disputa que contou com a presença de 60 países. O resultado coloca o SENAI como a melhor instituição de ensino técnico do mundo.
 
A aproximação comercial do Brasil com outras nações; o Torneio de Robótica promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI); investimentos mais robustos do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em programas e projetos que estimulam a inovação em sala de aula, laboratórios e empresas; a oferta de serviços que fortalecem os sindicatos industriais do país e as inúmeras pesquisas que norteiam investidores, empresários e governo são alguns dos temas que marcaram o ano e que você confere agora na Retrospectiva da Indústria 2015. No infográfico abaixo, clique nos meses para visualizar as notícias daquele período e nas fotos ou títulos para ler as reportagens. Boa leitura!

 

RECESSO - A CNI, SESI, SENAI e IEL entrarão em recesso a partir de 18 de dezembro. As atividades serão retomadas no dia 4 de janeiro de 2016. Um feliz natal e um ano novo repleto de realizações!

Por Aerton Guimarães
Infografia: Gabriel Loureiro e Daniel Castro
Fotografias: José Paulo Lacerda e Miguel Ângelo
Da Agência CNI de Notícias

Comentários