09 Nov 2015

Bill Clinton encerra o 10º Encontro Nacional da Indústria, em Brasília

O ex-presidente dos Estados Unidos, cuja política estimulou o crescimento da economia e a criação de 22 milhões de empregos, falará ao empresariado brasileiro, na próxima quinta-feira (12), às 10h

O governo de Bill Clinton registrou a maior expansão econômica da história americana no pós-guerra
O ex-presidente americano Bill Clinton desembarcará em Brasília, na próxima quinta-feira (12), para o encerramento do 10º Encontro Nacional da Indústria, evento organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que reunirá cerca de 2 mil líderes empresariais para discutir os rumos da economia brasileira. Clinton encontrará um cenário econômico bem diferente do que viu há dois anos quando esteve no país.

Desta vez, o ex-presidente americano chega em um momento crítico para o Brasil. Clinton trará a experiência de seus oito anos de governo, quando impôs uma rigorosa contenção de gastos públicos e colheu como fruto a maior expansão econômica da história americana no pós-guerra, incluindo a geração de 22 milhões de empregos.

“A experiência que o Bill Clinton nos traz é preciosa. Durante seus dois mandatos, ele tomou a difícil decisão de cortar gastos do governo no início, mas colheu bons resultados. Reconhecemos que o Brasil é um país diferente, mas o caso dos Estados Unidos nos mostra que se eles conseguiram enfrentar e sair de várias crises ao longo da história recente, nós também conseguiremos, com as decisões certas na hora certa”, diz o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi.

A CNI tem procurado manter uma relação próxima com autoridades americanas. Em 2011, em sua única visita ao Brasil, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, encerrou a Cúpula Empresarial Brasil-Estados Unidos, organizada pela CNI, em Brasília. No ano seguinte, em 2012, a então secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, abriu o encontro Visão para Parceria Econômica no Século 21, na sede da CNI.

Neste ano, além da presença do ex-presidente Bill Clinton no ENAI, a CNI receberá em 19 de novembro, o subsecretário do Departamento de Comércio americano, Kenneth Hyatt. Ele fará um briefing sobre o diálogo comercial que mantém com o Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior do Brasil sobre facilitação de comércio, serviços, propriedade intelectual, padronização e indústria e investimentos.

MULTIMÍDIA - Leia todas as notícias sobre o ENAI 2015. Todas as fotos do evento estão no perfil da CNI no Flickr.

Por Adriana Nicacio