http://portaldaindustria.com.br/agenciacni/

Notícias

24 Nov 2014

Cinco equipes já estão classificadas para a etapa nacional do Torneio de Robótica

A fase regional da competição começou no último final de semana, em Vitória. Participaram quase 30 equipes do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Pernambuco

Equipe Troia
A equipe Troia, de Linhares (ES), foi a campeã geral da primeira disputa regional
Conhecidas as primeiras equipes classificadas para a fase nacional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League. A etapa de Vitória foi a primeira das seletivas regionais e classificou cinco equipes que estarão em Brasília, em abril de 2015. As três primeiras, na categoria “Champion’s Award”, foram: Troia de Linhares (ES), em primeiro lugar; Apoiobot, de Recife, na segunda colocação e Lego Lords, de Cachoeiro de Itapemirim (ES), em terceiro lugar. Também garantiram vaga as equipes MarvelBots, de Vila Velha (ES) e Start, de Vitória.

A competição reuniu 27 equipes do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Pernambuco durante os dias 21 e 22 de novembro, no SESI de Jardim da Penha, em Vitória. O gerente executivo de Educação do Serviço Social da Indústria (SESI) Henrique dos Santos destacou a excelente organização e o espírito de equipe. “O Espírito Santo realizou um evento exemplar, principalmente por ser a primeira vez que uma seletiva regional trabalhou na inserção de pessoas portadoras de deficiência”, disse.

O diretor do SESI do Espírito Santo José Carlos Bergamim ressaltou a importância do torneio para as crianças e adolescentes. “Todos são campeões, pois temos aqui quatro pilares fundamentais na formação do ser humano: conhecer, conviver, ser e fazer”, afirmou.

Nessa temporada, o desafio FLL WORLD CLASS propõe redefinir os modos de como o conhecimento e as habilidades para o século XXI são adquiridos. Os times precisam apresentar novas maneiras pelas quais as pessoas querem e precisam aprender. Durante dois dois dias os alunos são avaliados em quatro provas: design de robô, projeto de pesquisa, core values e desafio do robô. Veja o calendário completo da fase regional.

VAGA GARANTIDA - Para o estudante Gabriel Bonfá, da equipe Troia, de Linhares (ES), pela primeira vez numa seletiva para a etapa nacional, toda a preparação anterior ao evento se transformou em algo muito mais rico. “Tivemos uma preparação muito intensa nos últimos meses. Mas quando chegamos aqui foi uma surpresa, pois nos divertimos muito, conhecemos muita gente, e esquecemos da pressão pelos resultados, deixamos acontecer sem perder o foco, é claro”, disse. O resultado desse esforço foi a conquista do primeiro lugar.

Vinda do Recife (PE), a estudante Maria Dubeaux, da equipe Apoiobot, estava eufórica mesmo antes de saber da conquista do segundo lugar geral. “É incrível! Estamos num evento muito bem organizado, que mostra diversos projetos que foram feitos para melhorar a vida das pessoas, mas fundamentalmente a gente se diverte muito. É uma experiência que levaremos para a vida inteira!”, finalizou.

Já os veteranos da Lego Lords, de Cachoeiro de Itapemirim (ES), que já foram duas vezes para torneios internacionais, praticamente incorporaram os valores ensinados no Torneio FLL. A estudante Ana Carolina Caprini resumiu esse aprendizado. “Eu não tenho palavras pra descrever o quão positiva é a influência do torneio em nossas vidas”, afirmou.

A COMPETIÇÃO - No Brasil, o SESI é o organizador oficial da competição. O torneio é realizado em parceria com o Grupo LEGO (Dinamarca) e a organização americana FIRST(For Inspiration and Recognition of Science and Technology). A disputa foi criada em 1998 e propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida.

REDES SOCIAIS - Acompanhe as novidades do Torneio de Robótica FLL pela página do Torneio no Facebook e também no Instagram.

Por Fábio Martins, da FINDES
Foto: Valter Monteiro
Para o Portal da Indústria

Comentários