http://portaldaindustria.com.br/agenciacni/

Notícias

31 Out 2014

Estão abertas as inscrições para a nova temporada do Torneio de Robótica FLL

Em novembro começam as etapas regionais. Os melhores times dessa fase garantem vaga na disputa nacional, em Brasília. O desafio para os alunos é descobrir novas formas de aprender

Etapa nacional do torneio reuniu mais de 600 estudantes em Brasília este ano
Estão abertas as inscrições para a temporada 2014/2015 do Torneio de Robótica FIRST LEGO League. Equipes de todo o Brasil podem se inscrever gratuitamente na página da competição na internet. A disputa reúne estudantes de escolas públicas e particulares, com idades entre 9 e 16 anos. Podem competir, também, equipes montadas por grupos de amigos, vizinhos ou familiares, com no mínimo quatro e no máximo 10 integrantes. As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de novembro.

Os competidores têm pela frente etapas regionais do Torneio. As disputas serão realizadas em nove estados nos meses de novembro, dezembro e fevereiro. Veja o calendário completo. As melhores equipes vão garantir vaga na etapa nacional, que será promovida de 13 a 15 de março de 2015, em Brasília.

Nessa edição, os grupos precisam buscar novas formas de aprendizagem. No desafio FLL WORLD CLASS as equipes irão redefinir os modos de como o conhecimento e as habilidades para o século XXI são adquiridos. Os times têm que apresentar as maneiras pelas quais as crianças querem e precisam aprender. Veja o vídeo abaixo com mais explicações sobre a nova temporada:
MUITO ALÉM DE UMA BRINCADEIRA - O Torneio de Robótica FLL é muito mais que uma simples competição. A iniciativa faz parte de um processo de aprendizagem em que alunos e professores aprendem juntos conteúdos de física, química, biologia, matemática e tecnologia. De maneira criativa, os competidores buscam soluções inovadoras para problemas reais: planejam, projetam, constroem e programam robôs. A proposta é despertar o interesse de crianças e adolescentes para as carreiras de engenharia e tecnologia. 

 PROVAS DO TORNEIO DE ROBÓTICA FLL
Design de robô
Equipes apresentam o desenho mecânico, a estratégia adotada e a programação desenvolvida
 Projeto de pesquisa
Um problema do mundo real é pesquisado, conforme o tema do desafio. Soluções inovadoras são criadas, experimentadas e compartilhadas com os outros

 Core values
Os valores são centrais para a FLL. Os alunos aprendem que competição amigável e ganho mútuo não são objetivos distintos e que ajudar um ao outro é fundamental para o trabalho em equipe. Essa é a única categoria eliminatória

Desafio do robô
São três partidas de 2 minutos e 30 segundos para executar missões na mesa de competição com robôs autônomos. 



O TORNEIO –
A competição é uma iniciativa do grupo Lego, da Dinamarca, e da organização americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) realizado em mais de 80 países, com mais de 230 mil crianças por ano. Criada em 1998, a disputa propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção de robôs feitos inteiramente com peças de encaixe. Em 2013, o Serviço Social da Indústria (SESI) foi convidado para ser o operador oficial do evento no Brasil.

REDES SOCIAIS - Acompanhe as novidades do Torneio de Robótica FLL pela página do Torneio no Facebook e também no Instagram. Acesse também todas as fotos da etapa nacional, realizada em fevereiro deste ano, na página da CNI no Flickr.

Por Sirlei Pires
Foto: José Paulo Lacerda
Do Portal da Indústria

Comentários