http://portaldaindustria.com.br/agenciacni/

Notícias

30 Out 2014

Consumidor brasileiro está mais confiante, informa CNI

Embalado pela melhora nas expectativas sobre a inflação e o emprego, INEC de outubro aumenta 2,1% em outubro frente a setembro e alcança o maior valor desde janeiro

gráfico inecO Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) aumentou 2,1% em outubro em relação a setembro e chegou a 112 pontos, o maior valor desde janeiro deste ano. As informações são da pesquisa divulgada nesta quinta-feira (30) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na comparação com  outubro do ano passado, o indicador cresceu 1,2%. Foi a primeira vez, desde março de 2013, que o índice aumentou na comparação anual. "O resultado confirma a tendência de recuperação da confiança do consumidor", avalia a CNI.

O crescimento do otimismo é consequência da melhora das expectativas sobre a evolução dos preços e do emprego. O índice de expectativas de inflação aumentou 12,7% e o de desemprego subiu 7% frente a setembro. Conforme a metodologia da pesquisa, quanto maior o indicador de expectativa, maior é o número de pessoas que espera que a inflação e o desemprego não aumentarão nos próximos meses. Na comparação com outubro do ano passado, o indicador de expectativa de inflação subiu 6,1% e, o de desemprego, 5,9%.

O economista da CNI Marcelo Azevedo fala sobre a importância da confiança do consumidor para o desempenho da economia. Ouça:

Feita em parceria com o Ibope Inteligência, esta edição do INEC ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios entre 16 e 20 de outubro.

SAIBA MAIS
- Acesse a página do Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) para saber todos os detalhes da pesquisa.

Do Portal da Indústria


Comentários