http://portaldaindustria.com.br/agenciacni/

Notícias

17 Set 2014

Cozinha Brasil apresenta novas metodologias no Congresso Brasileiro de Nutrição

O programa desenvolvido pelo SESI vai realizar oficinas especiais sobre a prevenção e o tratamento de doenças relacionadas à má alimentação, como diabetes, hipertensão e obesidade. O evento acontece até sábado (20), em Vitória

Cozinha Brasil
Unidades móveis do Cozinha Brasil também estimulam a alimentação saudável
Os participantes do Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran), poderão participar de oficinas do programa SESI Cozinha Brasil. A novidade são tecnologias sociais que visam prevenir e tratar doenças relacionadas à má alimentação, como diabetes, hipertensão e obesidade, conhecidas como Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs). Considerado o maior evento da área de Nutrição do país, o Conbran 2014 deverá reunir mais de quatro mil especialistas, estudantes e acadêmicos do setor em Vitória. O evento começou nesta quarta-feira (17) e segue até sábado (20).

Os congressistas também terão a oportunidade de conhecer o Turminha Cozinha Brasil, iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) que leva alimentação saudável, de forma lúdica, para a mesa das crianças. Os participantes conhecerão ainda receitas focadas nesses públicos, que combinam sabor, saúde e economia. No total, serão 480 vagas para as oficinas. As inscrições poderão ser feitas no estande do Cozinha Brasil.

O Cozinha Brasil anda vai realizar a palestra “Impactos da vida moderna na obesidade infantil”, com a Dra. Andréa Santa Rosa Garcia. O objetivo é discutir estratégias de educação alimentar voltadas para o público infantil, visto que a rotina atual vem influenciando, cada vez mais, a qualidade de vida das crianças, iniciando, desordens crônicas, como a obesidade.

COZINHA BRASIL - O programa foi criado a partir de estudos que revelavam a baixa qualidade nutricional na alimentação dos trabalhadores da indústria. O objetivo é promover alimentação saudável e adequada, aproveitando integralmente os alimentos.

Segundo o presidente do Conselho Nacional do SESI e idealizador do Cozinha Brasil, Jair Meneguelli, o Conbran é uma grande oportunidade para firmar novas parcerias. “O programa é uma tecnologia social que pode ajudar a prevenir doenças, reduzir o desperdício de alimentos e ainda combater a fome. Já atendemos quase dois milhões de brasileiros em 10 anos, e podemos aumentar ainda mais esse número com o apoio de empresas, indústrias e governos, espalhando alimentação inteligente e saudável por todo o país”, destacou.

O SESI Cozinha Brasil está implantado em todo o país promovendo alimentação saudável, com foco no aproveitamento integral de frutas, legumes, verduras e folhagens. Só no estado do Espírito Santo são realizados quase 300 atendimentos mensais. Para o presidente da Federação das Indústrias do estado (FIES), Marcos Guerra, o programa promove inclusão social e melhora a saúde de quem mais precisa.

CONBRAN 2014 - Em sua 23ª edição, o Conbran aborada o tema “Alimentação e Nutrição nos Excessos e na Fome Oculta: onde estamos e para onde vamos?”. Realizado a cada dois anos pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), o objetivo é promover o intercâmbio de informações técnicas e científicas sobre temas de alimentação e nutrição da atualidade, bem como refletir sobre o cenário das políticas públicas e os esforços da comunidade nacional e internacional.

Por Paloma Santos, do Conselho Nacional do SESI
Foto: Divulgação / FIEP
Para o Portal da Indústria

Comentários