http://portaldaindustria.com.br/agenciacni/

Notícias

11 Set 2014

Esporte contribui para melhor relacionamento no trabalho, afirmam atletas

Jogos Nacionais do SESI, em Belém, são realizados até o próximo domingo

Em muitos casos, o trabalho na indústria não é dos mais fáceis. O expediente começa bem cedo e a rotina é pesada, com muitas horas de serviço. É comum o cansaço, somado à monotonia do dia a dia, afetar o rendimento do trabalhador e, consequentemente, o da empresa. Quando isso acontece, é preciso buscar alternativas para melhorar a condição de trabalho. É o que faz a Cooperativa Mista de Avicultores do Piauí (COAVE), que aposta no esporte como alternativa para melhorar a qualidade de vida e a convivência entre seus trabalhadores.

A COAVE leva tão a sério o esporte que o time masculino de vôlei já ganhou dois campeonatos brasileiros dos Jogos do SESI, sete regionais e, em 2010, ficou com o quinto lugar no mundial.

O histórico vencedor dos meninos do voleibol da COAVE não reflete a rotina cansativa que eles enfrentam todos os dias. Marcos Lima, trabalhador da empresa há mais de 10 anos e atleta do time de voleibol, sai de casa quatro e meia da manhã e, depois de passar o dia todo trabalhando, ele e os outros atletas ainda têm energia para encarar o treinamento que dura, em média, de uma hora e meia a duas horas.

Essa dedicação não afeta em nada o condicionamento dos atletas no dia seguinte. Ao contrário, contribui para um melhor relacionamento entre os jogadores dentro da empresa. “Se não tivesse o time ia ser difícil para a gente interagir, não teria essa mesma harmonia. E é na dificuldade que a gente se ajuda, porque, um depende do outro e aí cria essa interação”, afirma Marcos Lima.

João Neto, responsável pelas práticas esportivas na COAVE e técnico do time de voleibol, também afirma que o trabalho puxado e o pouco tempo para treinar não são empecilhos para o treinamento dos jogadores. "Apesar da rotina intensa de trabalho, os trabalhadores procuram o treino e, quando ficam algum tempo longe das quadras, se sentem estressados”.

ESTREIA COM VITÓRIA – Na competição, a COAVE participa em três modalidades: voleibol masculino, vôlei de praia masculino e tênis masculino. E o time masculino de voleibol já estreou com vitória. Jogando contra o time da DNP estamparias, de São Paulo, a COAVE fez três sets a zero com facilidade e levou a melhor.

O jogo foi o pontapé pela disputa do título do Voleibol masculino, que contou ainda com o jogo entre Tupy, de Santa Catarin, e a Conteminas, da Paraíba. Disputando pela primeira vez o campeonato nacional, Tupy venceu o jogo por três sets a zero.

OS JOGOS - Mais de 1.200 atletas de 200 empresas de todo o país participam da 10ª edição dos Jogos Nacionais do SESI, em Belém. As provas, em dez modalidades, começaram na quarta-feira (10) e seguem até domingo no SESI Almirante Barroso, SESI Ananindeua e no Estádio Olímpico do Pará. Acompanhe todas as notícias sobre os Jogos Nacionais do SESI na página da competição. Acesse as fotos no Flickr!


Por Rosana Medeiros, de Belém
Foto: Ney Marcondes
Para o Portal da Indústria

Comentários