PROPRIEDADE INTELECTUAL

NOTÍCIAS

19 de Dezembro de 2012 às 09:42

Vem aí o Iphone.... da Gradiente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chega às lojas hoje um novo Iphone custando R$ 599, tela de 3.7 polegadas, câmera de 5MP, memória de 2GB (expansível até 32GB com cartão SD) e — tremei, fãs da Apple — sistema operacional Android 2.3 (Gingerbread) e suporte para dois chips. Calma, antes que você corra para as colinas achando que o fim do mundo chegou antes da hora, saiba que este na verdade é o primeiro celular de uma nova linha da Gradiente. O aparelho custará R$ 599.

Apesar de desleal, a jogada da Gradiente tem fundamentos legais. Como mostra o Blog do iPhone , a empresa brasileira tem direitos sobre a marca "G Gradiente iphone" (o nome completo do aparelho), como mostra o registro abaixo do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A patente foi registrada em 2000. Já a maçã tem direitos sobre os nomes iPhone (com o "P" maiúsculo) e IPHONE (em caixa alta). O registro é de 2006.

A patente da Gradiente...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

...e a patente da Apple





Ou seja, a Gradiente pode se aproveitar dos esforços de marca e desenvolvimento da Apple e vender seu iphone, mas não pode obrigar a maçã a retirar seu celular das lojas. Aguardemos os próximos capítulos da disputa.

 

 

* Post assinado por Bruno Silva e publicado em 18/12/2012