PROPRIEDADE INTELECTUAL

NOTÍCIAS

26 de Fevereiro de 2015 às 19:28

Samsung foi a empresa que mais registrou patentes no continente europeu em 2014

Samsung conquistou a primeira colocação da lista de empresas que mais registraram patentes na Europa. O estudo realizada pelo órgão regulador do continente europeu levou em considerações os documentos obtidos em 2014, analisando todas as companhias que atuam na região, como a própria Google, Apple e demais nomes famosos do mundo dos dispositivos móveis. O fato reflete na quantidade financeira investida pela sul-coreana através de sua equipe de pesquisa e desenvolvimento na busca por inovação.

No continente que abriga mercados importantes para a Samsung, então faz sentido a atenção em demasia dada pela marca no local. Patentes são formas de proteger as descobertas oriundas de explorações científicas capazes de renovar mecanismos existentes ou até mesmo criar algo totalmente novo, impossibilitando que corporações rivais 'peguem emprestado' as tecnologias elaboradas. Ao longo do ano passado, a dona da linha Galaxy certificou 2.541 documentos em organizações europeias. Quantidade impressionante, de fato.

Exemplo de patente da Samsung. Os documentos contém informações sobre novos produtos e tecnologia, servindo para evitar que cópias sejam feitas por outras empresas.

Ao todo, Samsung detém os direitos de 274 mil patentes na Europa. A situação não é muito diferente nos Estados Unidos da América, onde a fabricante de eletrônicos é dona de, aproximadamente, 300 mil documentos reguladores. Quando algo novo é documentado pela marca em um continente, é necessário realizar os mesmos procedimentos nas demais regiões onde a companhia trabalha oficialmente, promovendo segurança contra cópias em todas as localidades. Um método árduo, mas necessário.

Em solo europeu, a sul-coreana é seguida pela Philips, Siemens, LG e Huawei em termos de tecnologias móveis. Entretanto, o setor que mais contribuiu para o registro de papeladas no território foi o médico, ultrapassando vastamente o segmento de eletrônicos. Para título de conhecimento, Samsung já é dona de patentes interessantes, como painéis sensíveis ao toque desenvolvidos em chapas curvilíneas, assim como deve ser usado no Galaxy S6 Edge, e até uma luva inteligente. Inclusive a empresa foi a segunda que mais obteve os documentos protetores em nível internacional no ano de 2014.

* Disponível em http://www.tudocelular.com/samsung/noticias/n50341/samsung-foi-a-q-mais-registrou-patentes-eurupa.html