PROPRIEDADE INTELECTUAL

NOTÍCIAS

27 de Abril de 2016 às 19:00

LPI completa 20 anos e indústria e governo debatem o papel do INPI

No ano em que Lei de Propriedade Industrial (LPI) completa 20 anos, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) realiza em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e outras entidades um debate sobre o papel e os desafios do Instituto na análise e concessão dos direitos no Brasil. O evento O Papel do INPI nos 20 anos da Lei de Propriedade Industrial acontece no dia 16 de maio, em São Paulo, e vai reunir representantes do governo, da indústria e da academia para discutir a necessidade de fortalecimento do Instituto e sua importância estratégica para a economia do século XXI.

Para Diana Jungmann, coordenadora do Programa de Propriedade Intelectual da CNI, os 20 anos da LPI oferecem uma oportunidade de reflexão sobre a proteção da criatividade e do conhecimento no Brasil. "Verificamos nas estatísticas do INPI que nessas duas décadas os usuários do sistema de propriedade intelectual aumentaram significativamente. Mas chegamos ao fim desse ciclo com desafios enormes, especialmente no que refere à necessidade de aparelhamento da instituição que analisa os pedidos e confere todos esses direitos", explica a representante da Confederação Nacional da Indústria.

O backlog, acúmulo de pedidos de patentes que aguardam análise, é apontado por Diana Jungmann como um dos problemas mais graves do INPI. Esse resultado preocupante demonstra a fragilidade do Instituto no que se refere ao baixo número de examinadores. “Os 20 anos também chegam como um alerta para a necessidade de reestruturar o INPI, que precisa adequar seus quadros profissionais e modernizar seus processos internos em todas as áreas”, acredita a coordenadora do Programa de Propriedade Intelectual da CNI.

Participe – As inscrições para o debate O Papel do INPI nos 20 anos da Lei de Propriedade Industrial são gratuitas e podem ser feitas pelo email eventoinpi@synapsis.com.br. As vagas são limitadas, e o evento acontece das 8h às 13h30 no Hotel Tivoli São Paulo – Mofarrej, localizado na Alameda Santos, 1437 (Cerqueira César).   

Saiba mais  

Sobre o Programa de Propriedade Intelectual da CNI  

O Programa Propriedade Intelectual para Inovação na Indústria é o maior empreendimento de disseminação e capacitação para o uso estratégico da propriedade intelectual na América Latina. Por meio de um convênio celebrado entre o SENAI, o IEL e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em setembro de 2006, foi desenvolvido o projeto que deu origem à iniciativa, que conta com a participação de todas as entidades nacionais do Sistema Indústria.     

No âmbito do Programa, já foram produzidas publicações sobre propriedade intelectual direcionadas a públicos estratégicos específicos: professores, estudantes, jornalistas, empresários, magistrados e agora para exportadores. Por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), mais de 400 mil estudantes já foram capacitados para lidar com questões fundamentais da propriedade intelectual, por meio de cursos gratuitos oferecidos com materiais impressos e a distância no âmbito do programa de Competências Transversais.