PROPRIEDADE INTELECTUAL

NOTÍCIAS

14 de Janeiro de 2015 às 16:32

Instituto oferece tutoriais sobre patentes

Como forma de estimular ainda mais as pesquisas em bases de patentes, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) oferece gratuitamente três arquivos com tutoriais de busca avançada. Acesse os tutoriais (básicos e avançados) do Instituto.

As ferramentas mostram como fazer busca de depositantes, inventores e também avançam nos conceitos de busca por termos (palavras-chave) e por Classificação Internacional de Patentes. Clique neste link para saber como é feita a busca de marcas.

Essa ação visa ampliar o conhecimento disponível nos tutoriais básicos. Estes são compostos por quatro arquivos em PDF que mostram como fazer as buscas nas bases do INPI, do Espacenet, no Latipat, e um anexo que explica como utilizar a Classificação Internacional de Patentes nas buscas.

Até o final de 2014, cerca de 90 mil acessos foram feitos a esses guias básicos. Só no mês de novembro, foram contabilizados mais de 7 mil downloads dos arquivos em pdf.

Guia prático

Para orientar a realização de buscas de patentes na Internet por qualquer interessado, foi elaborado um passo-a-passo simplificado, com informações necessárias para descobrir detalhes sobre qualquer invento, que pode já ter sido alvo do interesse de pessoas ou empresas no Brasil ou no exterior.

Caso você não queira pesquisar invenções, o Portal do Inpi disponibiliza outras buscas. Você pode buscar o registro de sinais distintivos como marcas, além de desenhos industriais e programas de computador. Também é possível acompanhar o andamento dos pedidos de indicação geográfica.

Inpi

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial assume atualmente uma missão sofisticada e complexa. Vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a autarquia federal é responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria.

Fontes:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Nacional de Propriedade Intelectual

* Disponível em http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2015/01/instituto-oferece-tutoriais-sobre-patentes