PROPRIEDADE INTELECTUAL

NOTÍCIAS

19 de Janeiro de 2017 às 00:13

Instituto Nacional da Propriedade Industrial agiliza registro de tecnologias sustentáveis

Preocupado com o impacto das mudanças climáticas no Brasil, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial passou a dar prioridade desde o ano passado ao exame dos pedidos de patentes relacionadas a tecnologias sustentáveis.    

O Programa Patente Verde contempla tecnologias para energia alternativa, transporte, conservação de energia e gerenciamento de resíduos e agricultura. A ideia é que essas novas tecnologias que preservam o meio ambiente sejam rapidamente adotadas no Brasil. O advogado especialista em Propriedade Industrial Gabriel Di Blasi reforçou a importância de programas que facilitem o registro de patentes.    

Uma companhia brasileira conseguiu a patente em menos de dois anos de um minério de ferro separado a seco. A nova técnica economiza pelo menos mil litros de água por tonelada do mineral. O diretor da empresa Newton Souza destacou o benefício de aprovar com mais rapidez a tecnologia.    

Após 4 anos funcionando como programa piloto, o projeto Patentes Verdes passou a ser permanente dentro do Instituto Nacional de Propriedade Industrial.