PROPRIEDADE INTELECTUAL

NOTÍCIAS

11 de Janeiro de 2013 às 15:16

IBM se consolida como a número 1 em registro de patentes

Pelo 20º ano consecutivo, a IBM figura no 1º lugar entre as empresas que mais registraram patentes nos EUA em 2012; Google e Apple aparecem apenas na 21ª e 22ª posição
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

São Paulo – A IFI Claims, consultoria especializada na análise de patentes registradas nos Estados Unidos, divulgou nesta quinta- feira, 10, o ranking anual das empresas que mais registraram propriedade intelectual no U.S. Patent and Trademark Office (USPTO). Em uma lista dominada por empresas de tecnologia, pelo vigésimo ano consecutivo, o primeiro lugar ficou nas mãos da IBM.

Segundo a IFI Claims, o órgão americano responsável pela análise e registro de patentes emitiu 253,155 patentes no ano passado e notou um crescimento de 11% na quantidade de registros em relação a 2011. De acordo com a análise, a Big Blue recebeu o registro de 6,478 patentes em 2012, 5% a mais que o registrado em 2011.

O segundo lugar da lista ficou nas mãos dos sul-coreanos da Samsung. A empresa, considerada a maior fabricante de celulares do planeta, recebeu o registro de 5,081 patentes. No terceiro está com outra empresa de tecnologia, a fabricante japonesa de câmeras fotográficas Canon, com 3,174 registros. Já na quarta colocação está a Sony, que registrou 33% patentes a mais que em 2011. A quinta posição foi ocupada por outra japonesa, a Panasonic.

Google X Apple
O relatório da IFI Claims nota que a disputa entre Google e Apple, pelo menos no que diz respeito ao número de patentes registradas, está cada vez mais acirrada. Pela primeira vez, o Google aparece entre os 50 primeiros lugares. A empresa deixou a 65º lugar conquistado no ano passado e saltou direto para a 21ª posição, com um crescimento de 170% no número de registros.

Mas a Apple também obteve expressiva melhora em sua colocação em relação ao ano passado. De acordo com os números, a empresa saiu da 39ª posição para a 22ª e aumentou em 68% o número de patentes.

Confira abaixo a lista completa das empresas que mais receberam registros de patente em 2012:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* Matéria assinada por Gabriela Ruic e publicada em 11/01/2013