PROPRIEDADE INTELECTUAL

NOTÍCIAS

26 de Setembro de 2012 às 17:25

Empresários brasileiros e especialistas de Harvard discutem a bioeconomia pela primeira vez no Brasil

No dia 4 de outubro, especialistas de Harvard e lideranças empresariais e governamentais estarão reunidos no Fórum de Bioeconomia CNI-Harvard – Desenhando uma agenda para o Brasil, que acontece em São Paulo. Organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Harvard Business School (HBS), o evento vai promover a primeira discussão multissetorial e de âmbito internacional no país sobre a bioeconomia e pautar o desejo da indústria brasileira em avançar nesse campo.

O termo 'bioeconomia' é aplicado ao uso sustentável da biodiversidade, de pesquisas genéticas e da biologia molecular e celular no desenvolvimento de produtos e negócios.  As inovações de produtos e processos biológicos que revolucionaram as áreas da saúde humana, produtividade agrícola e pecuária e da biotecnologia industrial fazem parte desse nicho. Nesse contexto e sendo detentor da maior biodiversidade do planeta, o Brasil tem a chance de se tornar um líder mundial na área  - mas precisa enfrentar desafios jurídicos, legislativos e até mesmo culturais para conseguir acessar com responsabilidade seu patrimônio genético e gerar produtos e pesquisas estratégicos para o mercado global.

Os obstáculos que o país tem pela frente nesse sentido e as estratégias para garantir a competitividade da indústria brasileira no campo da bioeconomia serão o foco do Fórum, que terá a presença dos dois criadores desse conceito: os professores Juan Enriquez e Rodrigo Martinez, fundadores do Harvard Business School Life Sciences Project. O evento é fechado para 200 executivos convidados pela CNI. Acompanhe a cobertura completa do Fórum de Bioeconomia no blog www.propintelectual.com.br e no portal www.cni.org.br.