PROPRIEDADE INTELECTUAL

NOTÍCIAS

28 de Maio de 2013 às 19:40

Discreta, Stella Artois faz emboscada em Londres

Principal concorrente da Heineken no mercado, a cerveja de origem belga Stella Artois tentou de maneira discreta se aproximar da final da Liga dos Campeões da Europa, realizada no último sábado no estádio de Wembley, em Londres.
 
A marca espalhou diversos cartazes de publicidade nas principais vias de acesso ao estádio, a exemplo do que fez em 2011 nas proximidades do complexo de Flushing Meadows, onde é realizado o Aberto dos Estados Unidos de tênis.
 
Na ocasião, a ideia era fazer relação direta entre o esporte e a marca, com fotos de garrafas da cerveja ao lado de bolas de tênis e os dizeres “Um jogo perfeito”. O Aberto dos EUA, assim como a Liga dos Campeões, é patrocinado pela Heineken.
 
Propaganda próxima a Wembley
Desta vez, em Londres, a associação foi feita de forma muito subliminar. A propaganda não tinha tanta relação com a disputa entre duas equipes alemãs ou com a conquista da Europa. A peça publicitária trazia uma taça com o logotipo da empresa e o escrito “This one’s on us” (Este é por nossa conta, numa tradução livre).
 
O texto é referente à campanha da Stella Artois que dará 50 mil taças personalizadas com o nome da pessoa gravado nela. Além disso, diversos outros pontos turísticos em Londres tinham o mesmo outdoor da cerveja, o que ajuda a evitar a caracterização de marketing de emboscada. A maior concentração de propagandas, porém, era nas cercanias de Wembley.
 
Detentora da cota de patrocínio da Liga dos Campeões, a Heineken também tinha alguns outdoors espalhados por Londres, mas todos em regiões turísticas da cidade, sendo que a área próxima a Wembley estivesse tomada pela marca concorrente.
 
* O repórter viaja a convite da Heineken
** Matéria assinada por Erich Beting e publicada em 28/05/2013