PROPRIEDADE INTELECTUAL

NOTÍCIAS

3 de Abril de 2014 às 12:38

Como pesquisar no Google por blogs, fórum, receitas, locais e patentes

Nas pesquisas com o Google, as ferramentas de busca do site podem gerar inúmeros resultados, dos quais muitos são desnecessários. Para refinar as pesquisas, o serviço dispõe de uma série de filtros, com busca por imagens, vídeos, notícias, compras, livros e aplicativos. Mas o que muitos não sabem é que ao usar “truques” de URL, é possível também refinar a procura por blogs, fórum, receitas, locais e patentes. Confira neste tutorial.

Como usar o Google Acadêmico para encontrar artigos científicos online

Descubra como tornar suas buscas mais precisas (Reprodução/Taysa Coelho)Descubra como tornar suas buscas mais precisas no Google (Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 1. Acesse a página de pesquisas do Google;

Pesquisar por blogs

Passo 2. Para começar, o exemplo utiliza uma busca sobre blogs de tecnologia. Para isso digite “Tecnologia” e clique na lupa de pesquisa;

Procurando por blogs de tecnologia no Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Procurando por blogs de tecnologia no Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

 

Passo 3. Um resultado de busca vai aparecer. Em sua URL, o usuário deve incluir as letras “&tbm=blg” (sem aspas) ao final do link e apertar enter;

Inclua o termo requerido ao final da URL (Reprodução/Taysa Coelho)Inclua o termo requerido ao final da URL da pesquisa no Google (Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 4. Para acessar os blogs, basta clicar em “Páginas iniciais de blogs para tecnologia”;

Clique em para ver o resultado desejado na busca refinada do Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Clique em para ver o resultado desejado na busca refinada do Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

 

Lugares

Passo 5. Para fazer uma busca por lugares, vamos usar a palavra “Globo” para pesquisar;

Digite o nome do lugar que deseja encontrar  (Reprodução/Taysa Coelho)Digite o nome do lugar que deseja encontrar no Google (Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 6. No resultado da busca, coloque as letras “&tbm=plcs” (sem aspas) no final da URL, como ilustrado abaixo e apertar enter;

Use as letras indicadas ao final da URL da pesquisa (Reprodução/Taysa Coelho)Use as letras indicadas ao final da URL da pesquisa por lugares no Google (Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 7. A nova página que abrir, irá exibir os endereços de sedes da Globo;

O resultado mostra o endereço desejado (Reprodução/Taysa Coelho)O resultado mostra o endereço desejado de forma refinada no Google (Reprodução/Taysa Coelho)

Patentes

Passo 8. Para buscar por patentes, a pesquisa de exemplo será por "óculos". Mais uma vez, no resultado da busca, incluímos as letras “&tbm=pts” ao final da URL e apertamos enter;

Inclua as letras para procurar por patentes (Reprodução/Taysa Coelho)Inclua as letras para procurar por patentes no Google (Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 9. Logo aparecem diversas patentes de óculos disponíveis nas pesquisas do Google;

Várias patentes aparecem como resultado no Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Várias patentes aparecem como resultado no Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

 

Fóruns

Passo 9. Para encontrar um fórum sobre determinado assunto, digite sobre o que busca na barra de pesquisa. Como exemplo, temos a pesquisa por "iPhone". No final da URL da busca, inclua as letras “&tbm=dsc” (sem aspas) e aperte enter;

Inclua as letras no final da URL (Reprodução/Taysa Coelho)Inclua as letras no final da URL (Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 11. Como resultado, aparecem uma série de fóruns sobre o assunto pesquisado;

 

Diversos fóruns aparecem no resultado das buscas no Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Diversos fóruns aparecem no resultado das buscas no Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

 

Receitas

Passo 12. A pesquisa por receitas no Google em português é um pouco instável. Por isso, é necessário fazer a busca pelo Google.com. Entre na página do serviço de busca: no canto inferior direito, terá o link para a página em inglês "Google.com";

Coloque na  versão americana do Google (Reprodução/Taysa Coelho)Acesse a versão americana do Google para buscar por receitas (Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 13. Insira o termo que procura. Nesse exemplo, vamos usar a palavra “laranja”. No final da URL resultado da busca, insira as letras “&tbm=rcp” (sem aspas);

Insira as letras no final da URL (Reprodução/Taysa Coelho)Insira as letras no final da URL da pesquisa no Google (Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 14. No resultado, aparecem diversos resultados de receitas com o ingrediente pesquisado.

Resultado da busca por "larnaja" no Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Resultado da busca por "laranja" no Google (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

 

Usando os filtros padrões do Google

Passo 1. Para usar os filtros padrões do Google, basta acessar a seção embaixo da barra de pesquisar e clicar na opção desejada. É possível filtrar por “Notícias”, “Vídeos”, “Imagens” e “Shopping”. Para visualizar as opções “Mapas”, “Livros” e “Aplicativos”, é só clicar em “Mais”;

Aprenda a usar os filtros-padrão do Google (Reprodução/Taysa Coelho)Aprenda a usar os filtros padrões do Google (Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 2. Também é possível filtrar as notícias por data e idioma. Para isso, basta clicar em “Ferramentas de pesquisa”;

Vá em Ferramentas de pesquisa (Reprodução/Taysa Coelho)Vá em "Ferramentas de pesquisa" para selecionar a busca no Google (Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 3. Na opção “Em qualquer idioma”, é possível alternar o resultado da pesquisa de qualquer idioma para apenas resultados em português (ou na língua em que você usa sua conta do Google);

É possível colocar a pesquisa apenas em português (Reprodução/Taysa Coelho)É possível colocar a pesquisa apenas em português no Google (Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 4. Já na opção “Qualquer data”, pode optar por resultados gerados na última hora, nas últimas 24 horas, semana, mês ou ano. Também é possível criar um intervalo de tempo personalizado;

Também é possível filtrar por datas  (Reprodução/Taysa Coelho)Também é possível filtrar por datas nas pesquisas do Google (Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 4. Para criar um intervalo de tempo personalizado para o resultado da pesquisa, clique sobre a opção. Em seguida, marque no calendário que aparece a data do início e do final da busca e clique em ir.

É possível criar um filtro de intervalo de tempo personalizado (Reprodução/Taysa Coelho)É possível criar um filtro de intervalo de tempo personalizado nas buscas do Google (Reprodução/Taysa Coelho)

Pronto. Agora já sabe os truques para refinar as buscas no Google.

*Disponível em http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/04/como-pesquisar-no-google-por-blogs-forum-receitas-locais-e-patentes.html