PROPRIEDADE INTELECTUAL

NOTÍCIAS

30 de Outubro de 2015 às 15:27

Comércio, investimentos e inovação são temas de reunião do ministro Armando Monteiro em Londres

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, participou hoje de reunião do Comitê Econômico e Comércio Conjunto entre Reino Unido e Brasil, em Londres. O encontro, cuja sigla em inglês é Jetco, foi coordenado pelo secretário britânico de Estado para de Negócios, Inovação e Capacitação, Sajid Javid, e teve o objetivo de promover iniciativas em áreas estratégicas para apoiar o crescimento das relações comerciais e de investimentos recíprocos.

 

Durante o encontro, Reino Unido e Brasil trocaram impressões sobre negociações comerciais e sobre estratégias de exportação. Um dos pontos importantes da pauta foi a troca de ofertas entre Mercosul e União Europeia, com um firme compromisso dos dois países em trabalhar, cada um em seu bloco econômico, para avançar rumo à assinatura do acordo de livre comércio.

Os ministros ainda se comprometeram no desenvolvimento de ações que reduzam barreiras não tarifárias, inclusive implementando o Acordo de Facilitação de Comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC), que prevê o uso de Port Community Systems, a implantação de portais nacionais de janela única e a melhoria dos processos de importação e exportação – esses dois últimos passos já contemplados no Brasil desde o final do ano passado, com a implantação do Portal Único de Comércio Exterior.

Indústrias Criativas

Brasil e Reino Unido irão se empenhar para que o Tratado de Co-Produção entre os dois países até março do próximo ano, permitindo que os setores de TV e cinema dos dois países se beneficiem de oportunidades de colaboração, incluindo o evento Rio Content Market, previsto para ocorrer em 2016.

Inovação e Propriedade Intelectual

Os dois ministros ainda debateram sobre a manutenção de ações de cooperação e intercâmbio com foco em inovação e propriedade intelectual. Um dos temas citados foi a fase britânica do programa coordenado pelo MDIC, Inovativa Brasil, que permitirá que 15 startups brasileiras vivenciem uma experiência no ambiente britânico de inovação, a partir de fevereiro do próximo ano. Monteiro e Javid ainda entenderam a necessidade de se criar programas e políticas públicas para facilitar a cooperação tecnológica entre empresas britânicas e brasileiras. Reino Unido e Brasil se comprometeram a seguir com os trabalhos para melhorar o ambiente da propriedade intelectual das empresas.

* Disponível em http://www.comexdobrasil.com/comercio-investimentos-e-inovacao-sao-temas-de-reuniao-do-ministro-armando-monteiro-em-londres/