PROPRIEDADE INTELECTUAL

NOTÍCIAS

3 de Dezembro de 2015 às 12:00

Com lei de direito autoral vencida, alemães voltam a imprimir livro de Hitler Comente

O livro "Mein Kampf" de autoria de Adolf Hitler voltará a ser publicado na Alemanha, 70 anos depois de sua última edição. Isso ocorre por conta do vencimento dos direitos autorais sobre o livro, que foram transferidos para o Estado da Bavária após a morte de Hitler no final da 2ª guerra mundial. 

Serão publicados 4.000 livros pelo Instituto de História Contemporânea - com várias anotações de acadêmicos com o propósito de "desmantelar o mito". Os historiadores adoraram. A comunidade judaica do país torceu o nariz, afirmando que a republicação do livro é perigosa e pode criar uma nova onda de neo-nazismo no país. 

De fato, a Alemanha vive um período de preconceito contra imigrantes sobretudo por conta da forte imigração de países árabes nos últimos anos, especialmente a Síria. Grupos neonazistas já tem se articulado como oposição a esses imigrantes e a publicação do livro, escrito no período em que Hitler estava preso e publicado em 1925, é vista com desconfiança.

* Disponível em http://economia.uol.com.br/noticias/infomoney/2015/12/02/com-lei-de-direito-autoral-vencida-alemaes-voltam-a-imprimir-livro-de-hitler.htm