PROPRIEDADE INTELECTUAL

NOTÍCIAS

8 de Junho de 2015 às 14:00

Cajuína piauiense recebe certificação e terá selo de indicação geográfica

A famosa cajuína piauiense já é patrimônio cultural do país. Mas agora terá a identificação geográfica oficialmente reconhecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Com o reconhecimento, a bebida passa a ser um produto certificado.

De acordo com o diretor Superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, o processo de certificação no INPI começou ainda em 2009. Segundo ele, tanto o produtor quanto os consumidores ganharão com os novos reconhecimentos da cajuína piauiense.

"Todas aquelas empresas que produzem e atendem ao processo passam a atender os requisitos de qualidade e o consumidor que está comprando a cajuína certificada sabe exatamente o produto que está sendo consumido", falou. Um dos objetivos da certificação é fazer com que os empresários padronizem os processos de produção e atendam a requisitos exigidos.

Segundo o presidente da União dos Produtores de Cajuína do Piauí, José Ribamar Rodrigues, em todas as regiões brasileiras que produzem caju existe o produto chamado cajuína, no entanto, apenas a do Piauí não possui produtos químicos.

"Nós temos no Piauí um produto totalmente diferenciado, sem nenhum adicionante químico. É 100% suco de caju, natural", disse. Segundo ele, a expectativa é que a certificação agregue valor a tradicional bebida piauiense.

* Disponível em http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2015/06/cajuina-piauiense-recebe-certificacao-e-tera-selo-de-indicacao-geografica.html