PROPRIEDADE INTELECTUAL

NOTÍCIAS

15 de Setembro de 2014 às 14:26

Aumento dos pedidos de Marcas, Patentes e Design

O ano 2014 poderá vir a constituir-se como o melhor ano de sempre no que se refere a pedidos nacionais de Marcas, Patentes e Design apresentados em Portugal, junto do INPI.

Dados relativos ao final de Agosto apontam para um crescimento muito significativo dos pedidos de registo de Marca, cerca de 22% quando comparado com o mesmo período do ano passado, representando mais de 13500 pedidos. A este ritmo é expectável atingir, ou mesmo ultrapassar, os 20 mil pedidos no final do ano.

Também na área do Design o crescimento do número de objetos inseridos nos pedidos é muito significativo. O crescimento é de 27% face ao período homólogo do ano passado, pelo que o valor de 2000 objetos/ano será claramente ultrapassado.

Em matéria de invenções (patentes e modelos de utilidade) a taxa de crescimento é mais modesta, mas ainda assim, representa 12% face a 2013. Em termos absolutos, Portugal poderá estar muito próximo da almejada meta dos 1000 pedidos nacionais de patente.

Apesar do contexto económico-financeiro continuar adverso, trata-se de sinais muito positivos, quer no âmbito da inovação comercial, quer no âmbito da inovação tecnológica, podendo denotar alguma recuperação económica já avançada por indicadores doutra natureza.

Naturalmente que este aumento da procura pelos serviços do INPI nos satisfaz, mas também coloca pressão adicional sobre o sistema e aumenta o nosso grau de responsabilidade no sentido de responder positivamente, com o nível de recursos humanos atualmente existentes.

O Conselho Diretivo do INPI está a monitorizar esta situação e tomará as medidas necessárias de forma a manter os níveis de serviço com que estamos publicamente comprometidos, salvaguardando-se, no entanto, situações pontuais que possam vir a ocorrer.

* Disponível em http://www.marcasepatentes.pt/index.php?action=view&id=966&module=newsmodule