PROPRIEDADE INTELECTUAL

NOTÍCIAS

4 de Outubro de 2013 às 16:06

Arroz do litoral norte gaúcho recebe indicação geográfica

Foto: Nauro Júnior / Agencia RBS
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A 10ª Abertura Oficial do Plantio do Arroz, marcada para este sábado, ocorre neste ano em uma área especial. Mostardas, onde a festa será realizada, integra a região que recebeu a primeira denominação de origem para o arroz no país, concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual ao grão produzido no Litoral Norte gaúcho.

– O microclima da região determina temperaturas mais regulares, o que influencia na qualidade do grão – explica Alexandre Azevedo Velho, presidente da Associação dos Arrozeiros de Mostardas e Tavares, também integrante da Associação dos Produtores de Arroz do Litoral Norte Gaúcho.

Esse arroz com certificação ainda não chegou à mesa dos consumidores. Por ora, estão sendo negociadas a industrialização e venda do produto.

Para a safra 2013/2014, a estimativa é de que produção gaúcha de arroz ultrapasse 8 milhões de toneladas. Segundo o presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, deve haver, contudo, um atraso no andamento do ciclo por causa do clima. Na Fronteira Oeste, o frio tem retardado o nascimento do arroz. Nas demais regiões, a umidade excessiva impediu o trabalho das máquinas.

* Matéria publicada em 03/10/2013