PROPRIEDADE INTELECTUAL

NOTÍCIAS

5 de Julho de 2013 às 20:02

Após perder disputa por Waze, Apple registra patente de mapa colaborativo

Imagem incluída no pedido de patente de mapas concedido à Apple. (Foto: Divulgação)

A Apple conseguiu o registro da patente da tecnologia que permite incluir nos mapas funções como colaboração em tempo real de pontos de congestionamento e a criação de rotas baseada nas contribuições de usuários.

O registro foi concedido nesta quinta-feira (4) pelo Gabinete de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO, na sigla em inglês). Mas a empresa deu entrada com o pedido ainda em 2011 (Veja o registro aqui).

Uma das empresas que estava interessada pela compra do Waze, aplicativo israelense que permite a inclusão de informações em mapas por usuários, como pontos de tráfego intenso e batidas policiais, a Apple viu o app ser adquirido pelo Google. O Facebook também estava na disputa.

Arrematado pela empresa de buscas por um valor não revelado, o app pode ter custado mais de US$ 1 bilhão.

A patente da Apple detalha um sistema de mapas que usa avaliações de rotas, ruas e localidades.

Com isso, o sistema poderá sugerir itinerários customizados para cada usuário, de acordo com as preferências estipuladas. Isso quer dizer que cada motorista poderá traçar uma rota com, por exemplo, mais ou menos postos de gasolina no caminho, mais ou menos pontos de ônibus, e assim por diante.

Dessa forma, a patente amplifica a capacidade de a Apple receber atualizações de usuários e torna mais atrativa a colaboração.

* Matéria publicada em 05/07/2013