NOTÍCIAS

Rede Sindical de Vestuário inicia Intercâmbio de Lideranças

A FIEB é a Federação Interlocutora do segmento e terá como papel dar encaminhamento às discussões realizadas no intercâmbio

O segmento de vestuário foi o escolhido para iniciar a agenda de Intercâmbios de Lideranças Setoriais de 2017. O encontro ocorreu dia 12.04, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. A ação é uma iniciativa do projeto Associa Indústria e integra o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), uma parceria da CNI, com federações da indústria e o Sebrae, para fomentar a troca de experiências de gestão entre dirigentes de sindicatos empresariais de vários estados brasileiros.

crop_intercambiosetorial.jpg

Representando o setor industrial baiano, participaram o presidente do Sindicato da Indústria de Vestuário de Feira de Santana e Região (Sindvest Feira) e vice-presidente da FIEB, Edison Nogueira, e o presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário, Waldomiro Araújo.

Durante o encontro, que reuniu 21 presidentes de sindicatos de vestuário de todo o país, foi realizada uma mesa-redonda que discutiu o fortalecimento da atuação conjunta entre os sindicatos, Federações, Associações e CNI. Foram sinalizados caminhos de mobilizações para a defesa de interesses, além de oportunidades do Sebrae e da EMBRAPII para o setor. Os presidentes participaram, ainda, de uma oficina com a temática Como tornar seu sindicato imprescindível para a indústria?.

A novidade nos Intercâmbios, a partir deste ano, é a presença de uma federação interlocutora, que terá o papel de participar ativamente das discussões, mediar e ser porta-voz da Rede Sindical do segmento. A FIEB é a interlocutora dos segmentos de Vestuário e Construção Civil. Outra novidade é a possibilidade, a partir da consulta aos membros da rede, da participação de uma associação nacional do setor. No Intercâmbio do Vestuário, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) foi representada pelo seu presidente, Fernando Pimentel.

“Precisamos reforçar a Rede Sindical para fazer nossa voz ser ouvida pelos legisladores”, destacou o presidente do Sindvest Salvador e Região, Waldomiro Araújo. Em nome da FIEB, Edison Nogueira, destacou a importância do encontro e colocou a entidade à disposição no trabalho de encaminhar as discussões da Rede Sindical do Vestuário.

Até o final do ano, serão realizados quinze intercâmbios dos grupos industriais: Base Florestal, Plástico, Construção Civil, Gráfico, Cerâmico, Calçados, Bebidas, Químico e Farmacêutico, Têxtil, Metalmecânico, Reparação, Laticínios, Alimentação e Panificação.

Base florestal

Dando seguimento à agenda de Intercâmbios, acontece nesta quarta-feira (19), também na CNI, o 3ª Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria de Base Florestal. Representando o setor industrial baiano, participam o presidente do Sindicato da Indústria do Mobiliário (Moveba), João Schnitman, e o presidente do Sindicato das Indústrias de Serrarias (Sindiscam), Jaime Lorenzo Pineiro.