NOTÍCIAS

22 de Janeiro de 2018 às 10:07

Sindicatos industriais têm o desafio de tornar sua atuação mais conhecida, aponta Pesquisa da CNI

Programa de Desenvolvimento Associativo apoiará sindicatos a melhorar sua comunicação com as indústrias representadas

As 27 federações de indústrias reúnem, atualmente, 1.270 sindicatos empresarias que representam cerca de 700.000 empresas industriais em todo o Brasil. Conhecer a percepção e expectativas das indústrias representadas é fundamental para que cada sindicato possa definir suas estratégias. Por esse motivo, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceira com as federações estaduais, realiza a cada dois anos a Pesquisa com Indústrias sobre Sindicatos.

 

Pesquisa com indústrias.jpg

 

A Pesquisa com Indústrias sobre Sindicatos 2017, publicada em dezembro, expõe os resultados comparados de 2015 e 2017 sobre os seguintes aspectos: associativismo, defesa de interesses, negociação coletiva, prestação de serviços, e comunicação e relacionamento. O relatório demonstra que, embora haja oportunidades de aprimoramento, a maioria das indústrias associadas avalia positivamente a atuação dos sindicatos: 77,8% delas fazem uso dos serviços oferecidos, 57% consideram o sindicato atuante ou muito atuante na condução da negociação coletiva e 53%, na defesa dos interesses do setor.

Por outro lado, parcela significativa das indústrias não associadas ainda desconhece a atuação dos sindicatos: 51,3% não sabem como o sindicato defende os interesses do setor, e 53,3% não conhecem sua atuação no processo de negociação coletiva. Em ambas as frentes, as indústrias avaliam que uma das principais medidas que os sindicatos devem adotar para melhorar sua atuação é aumentar sua capacidade de comunicação e de mobilização da base empresarial.

Superando desafios - Os resultados da Pesquisa com Indústrias sobre Sindicatos 2017 contribuíram para o aperfeiçoamento e a elaboração de novas ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), principal iniciativa da CNI e das federações estaduais para a modernização e o fortalecimento dos sindicatos industriais. Para apoiá-los a divulgar melhor sua atuação, entre as ações do PDA a serem divulgadas em março, está a elaboração do Plano de Comunicação do Sindicato e a realização da Campanha de Associativismo 2018. Clique aqui e saiba mais sobre o PDA.