NOTÍCIAS

Nova oficina do PDA incentiva sindicatos empresariais a elaborar projetos e buscar fontes de financiamento

Em 2017 estão programadas 22 turmas da oficina, em todas as regiões do país.

A principal meta dos sindicatos empresariais da indústria é atender, cada vez melhor, os setores que representam. Para apoiá-los nessa tarefa, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria as federações estaduais, criou a oficina “Projetos para Captação de Recursos”, com cinco horas de duração. A oficina é mais uma ação do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), que busca tornar os sindicatos mais representativos e sustentáveis.


De acordo com Michel Freller, instrutor do PDA, a elaboração de projetos é uma ferramenta que ainda pode ser mais explorada pelos sindicatos para captar recursos para suas atividades. “A Oficina apresenta aos participantes esta ferramenta e mostra também como ela pode auxiliar na gestão das organizações”, enfatiza Freller. 


A programação aborda a estrutura básica de um projeto, destacando a necessidade de se atentar para a adequada delimitação do escopo, o planejamento do cronograma e a definição do orçamento. O ponto alto são as estratégias para a captação de recursos para projetos, tais como geração de renda, financiamento, patrocínio, crowdfunding e doações.


 Ao participarem da iniciativa, líderes e executivos de sindicatos empresariais conhecem, também, as principais organizações de fomento a projetos, no Brasil e no exterior. Além disso, percebem a importância do uso de indicadores de resultado e de ferramentas para controle e prestação de contas dos recursos obtidos.


SAIBA MAIS – Confira abaixo os locais em que a oficina será realizada. Para mais informações sobre datas, inscrições e disponibilidade de vagas, procure a federação das indústrias do seu estado ou consulte o site do PDA.

Mapa turmas_Oficina Capitação Recursos.jpg