NOTÍCIAS

19 de Setembro de 2017 às 13:50

FIESC - Trabalhar a prevenção ainda é a solução para evitar problemas trabalhistas

Para fazer uma boa administração do negócio, o empresário precisa se preocupar em ter informações sobre a legislação trabalhista sempre atualizadas e organizadas. Caso contrário, pode ter que enfrentar problemas no futuro.

Publicada pelo site da FIESC

Com a finalidade de contribuir com as empresas instaladas na Serra Catarinense, a vice-presidência regional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) promoveu na terça-feira, 12, o curso Como evitar problemas trabalhistas.  Durante oito horas, o especialista em relações do trabalho, André Luiz Dias de Araújo, detalhou as regras que regem a relação de trabalho, chamando a atenção para o impacto da legislação sobre a competitividade da Indústria.

A falta de informação ou a informação errada, são na opinião do especialista uma grande cilada para os empresários. “Na verdade o empresário pensa estar fazendo tudo correto quando na verdade, está criando um passivo trabalhista. Isso enfatiza a necessidade de atualização constante. Nós temos 2500 normas trabalhistas no Brasil, então é importante estar atento as mudanças”.

Para ele, a modernização da lei trabalhista atende as necessidades de uma nova realidade vivida por empresas e trabalhadores, pois aproxima o setor produtivo das empresas, dando segurança para os dois lados. Reforça ainda, a importância do aprimoramento da gestão de pessoas dentro das organizações como ferramenta para evitar problemas trabalhistas. “Pequenas insatisfações geram grandes ações. Portanto, para se evitar problema trabalhista tem que ser feita a prevenção”.

O controle de jornada e o pagamento de horas extras são, ainda hoje, o maior problema trabalhista das empresas, tem ainda, a questão de insalubridade. “Muitas vezes a atividade da empresa dificulta o cumprimento da legislação. Mas, mesmo assim, a pessoa precisa conhecer a lei e criar planos de contingenciamento para atender a essa demanda”, reforça André.

A capacitação é uma parceria da Fiesc com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) e é voltada para empresários, dirigentes, executivos, líderes sindicais e também para gestores de Recursos Humanos.