NOTÍCIAS

4 de Setembro de 2017 às 13:28

FIERO debate impactos da nova legislação trabalhista no 2º Diálogo da Rede Sindical

Iniciativa é do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), com apoio da CNI e em parceria com as federações estaduais

Publicada em 22/08/2017 pelo site da FIERO

 

Apresentar e debater os principais pontos da Lei nº 13.467/17, os desafios de sua aplicação e seus efeitos para a melhora do ambiente de negócios do país. Estes foram os temas do 2º Diálogo da Rede Sindical da Indústria, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta segunda-feira, 21, em videoconferência junto as Federações estaduais e do Distrito Federal, dentre elas, a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), em Porto Velho,representantes dos sindicatos filiados, dentre eles, Sindivest-RO, Sindigraf-RO, Sindipan-RO, Sindimóveis-RO, Sinduscon PVH e Sinduscon Rondônia e diretores Sesi-Senai.

O evento, sediado em Brasília e transmitido para todo o país, teve como tema Modernização trabalhista: impactos sobre o ambiente de negócios

O presidente Marcelo Thomé destacou a iniciativa por fomentar e ampliar a representação dos sindicatos patronais no Brasil. Thomé acrescenta que discutir os impactos da modernização do ambiente de negócios é imperativo e oportuno, pois o setor produtivo aguarda com expectativa os impactos positivos destas mudanças, principalmente na geração de empregos, melhoria do ambiente de negócios.

“A discussão não poderia vir em melhor momento”, argumenta Marcelo Thomé. Ele lembra que no dia 13 de julho, o presidente Michel Temer sancionou a Reforma Trabalhista. “As novas regras entram em vigor em novembro, por isso sindicatos industriais precisam estar preparados para orientar as empresas representadas a lidar com as mudanças”.

Para a CNI e Fiero, afirma Thomé, a lei valoriza a negociação coletiva e prestigia o diálogo entre empresas e trabalhadores, que poderão encontrar soluções pactuadas para seu dia a dia, como já prevê a Constituição. 

Segundo o presidente do Conselho de Representantes da Fiero, Chagas Neto, que também participou do encontro, a iniciativa da CNI por meio do PDA, trouxe informações precisas para todos os filiados e representantes dos sindicatos que participaram do encontro da Rede Sindical.

O presidente do Sindipan-RO, José Balbino Nascimento, marcou presença no evento e destacou as inovações da nova lei, como a valorização da negociação coletiva e o estabelecimento de uma lista de condições e rotinas que podem ser negociadas e definir um universo de direitos que não podem ser reduzidos ou suprimidos, a Lei nº 13.467/17 tem o mérito de dar segurança aos instrumentos coletivos.