NOTÍCIAS

4 de Julho de 2017 às 14:04

FIEMG - Atuação Articulada muda cultura de sindicatos

Modelo implantado pelo Sistema FIEMG tem foco nas demandas da indústria e no associativismo

Publicada em 22/06/2017 pelo site da FIEMG

Modelo de Atuação Articulada entre os sindicatos e a área de Mercado do Sistema FIEMG está provocando uma mudança total na cultura de relacionamento das entidades com as empresas, na opinião da assessora de Relações Sindicais da FIEMG, Maria Rita Santana.

Graças ao projeto, que tem como foco a oferta de produtos e serviços que atendam necessidades específicas das indústrias, os sindicatos estão mais próximos de sua base de associados, de acordo com Santana. “Os sindicatos estão incorporando o hábito de visitar as empresas. Eles estão indo ao chão de fábrica, conhecendo mais a fundo a realidade do setor, trazendo as demandas e propondo soluções”, salientou.

Os resultados do trabalho, que teve início em 2016, já aparecem no aumento do associativismo. Os 11 sindicatos que aderiram ao projeto até agora visitaram mais de 700 indústrias, assinaram 63 contratos de prestação de serviços e ganharam 163 novos associados.

Até agora participam do projeto as seguintes entidades patronais: Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em geral no Estado de Minas Gerais; Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Panificação e Confeitaria e de Massas Alimentícias e Biscoitos de Minas Gerais; Sindicato das Indústrias do Vestuário no Estado de Minas Gerais; Sindicato das Indústrias de Joalherias, Ourivesarias, Lapidações e Obras de Pedras Preciosas, Relojoarias, Folheados de Metais Preciosos e Bijuterias no Estado de Minas Gerais; Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do Estado de Minas Gerais; Sindicato das Indústrias do Mobiliário e de Artefatos de Madeira no Estado de Minas Gerais); Sindicato da Indústria da Mecânica do Estado de Minas Gerais (Sindmec); Sindicato das Empresas de Processamento de Dados, Informática, Software e Serviços em Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Sindinfor); Sindicato da Indústria de Calçados no Estado de Minas Gerais (Sindicalçados); Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Bolsas e Cintos de Minas Gerais (Sindibolsas) e Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

A meta é alcançar a participação de todos os setores da Indústria Mineira.