NOTÍCIAS

9 de Junho de 2017 às 18:50

FIEB - Rede Sindical da Construção realiza 3º Intercâmbio de Lideranças

A FIEB é a Federação Interlocutora do setor e terá como papel dar encaminhamento às discussões realizadas durante o intercâmbio

O setor da construção reuniu lideranças sindicais da indústria de todo o país para fomentar a troca de experiências de gestão durante o 3º Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria da Construção Civil. O encontro ocorreu nesta terça-feira (06), na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

 

Evento reuniu 23 presidentes de sindicatos patronais da indústria da construção civil de todo o país. Foto: Miguel Ângelo/CNI


O presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Carlos Henrique Passos, representou o setor industrial baiano. Ele destacou a importância do encontro dentro do atual cenário econômico do país. “Assim como as empresas estão tendo que se reinventar com foco na competividade, as discussões neste encontro nos fazem pensar em também buscar esta reinvenção dentro dos sindicatos, e como isso pode ser importante para alavancar a competitividade de todo o setor”, pontuou Passos, que participou da mesa de abertura.

A FIEB é a federação interlocutora das redes sindicais dos setores de Vestuário e Construção Civil e tem o papel de participar ativamente das discursões, mediar e ser porta-voz da Rede Sindical do setor. “Com grandes desafios, como a ameaça da extinção da contribuição sindical, as entidades sindicais devem estar atentas à importância da atuação em conjunto, sobretudo para conquistas em defesa de interesses para o setor”, alertou a gerente de Relações Sindicais, Manuela Martinez, na abertura do encontro.

Durante o evento, que reuniu 23 presidentes de sindicatos patronais da indústria da construção civil de todo o país, foi realizada uma mesa-redonda que discutiu o fortalecimento da atuação conjunta entre os sindicatos, Federações, Associações e CNI e uma oficina com a temática “Como tornar seu sindicato imprescindível para a indústria?”. Foram sinalizados caminhos de mobilizações para defesa de interesses, além de oportunidades do Sebrae e da EMBRAPII para o setor.

Durante todo o ano serão realizados quinze Intercâmbios dos diversos grupos industriais. O próximo será o da Indústria do Plástico, dia 13.06.  A ação é uma iniciativa do projeto Associa Indústria, e integra o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), uma parceria da CNI, com Federações e o Sebrae.