NOTÍCIAS

22 de Janeiro de 2018 às 12:00

Em 2017 PDA contribuiu ainda mais para o fortalecimento da representatividade industrial em todo o Brasil

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) expandiu ainda mais as iniciativas oferecidas às federações para promover o associativismo durante o ano de 2017. De janeiro a novembro, as ações envolveram mais de 12 mil participantes, entre representantes de indústrias e de sindicatos empresariais, e o índice de satisfação dos participantes foi de 4,5, numa escala de 0 a 5 pontos.

 

001.jpg

 

O PDA alcançou os seguintes resultados em cada um dos seus cinco eixos temáticos:

1. Capacitação Sindical: para o desenvolvimento de competências como negociação coletiva, captação de recursos e atendimento às indústrias, foram realizadas 54 capacitações, além de 12 edições do Bate-Papo Sindical, em que líderes e executivos sindicais compartilham experiências de sucesso relacionadas ao cotidiano sindical.

2. Gestão e Comunicação Sindical: com o objetivo de estimular a adoção, pelos sindicatos, de ferramentas e modelos de gestão e comunicação, esse eixo abrangeu a execução do projeto Condomínio Sindical em cinco estados – Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás e Paraná. Contemplou, ainda, a realização de 49 reuniões de planejamento estratégico para 42 sindicatos e a manutenção de mais de 330 sites de sindicatos que utilizam a plataforma criada pelo PDA.

3. Inteligência Sindical:  para monitorar e produzir informações sobre o ambiente sindical, avaliar a percepção e conhecer as expectativas dos empresários quanto à atuação dos sindicatos empresariais, por meio desse eixo, o Programa realizou a Pesquisa com Indústrias sobre Sindicatos Empresariais, lançada em dezembro, e divulgou mensalmente o Informe Sindical.

4. Relacionamento Sindical: para fortalecer ainda mais a relação dos sindicatos empresariais entre si, com suas federações, a CNI e as indústrias representadas, destaca-se o lançamento do Aplicativo da Rede Sindical da Indústria e a realização do 1º e do 2º Diálogo da Rede Sindical da Indústria, que abordaram, respectivamente, as perspectivas para 2017 e a Lei 13.467/2017, referente à modernização trabalhista. Foram realizadas ainda 14 reuniões do Intercâmbio de Lideranças Setoriais, com presidentes de sindicatos de diferentes estados, e 26 edições do Encontro com Contadores, que visam aproximar sindicatos e federações dos contadores de empresas industriais, a fim de apresentar o Sistema Indústria e sensibilizá-los sobre os benefícios do associativismo.

5. Serviços do Sindicato: voltado ao desenvolvimento de serviços para compor o portfólio dos sindicatos industriais, esse eixou envolveu a oferta de 299 turmas de cursos sobre temas que impactam a competitividade da indústria, como questões trabalhistas e tributárias, saúde e segurança no trabalho e eSocial.

Além disso, de modo a facilitar a divulgação às empresas, pelos sindicatos, dos serviços do Sistema Indústria, o PDA implementou o Modelo de Atuação Articulada entre as Áreas Sindical e de Mercado do Sistema Indústria nos estados do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia e Santa Catarina. Executou também o projeto Harmonização do Portfólio do Sistema Indústrias nos estados do Acre, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná.

 

Projetos Inovadores para Promoção do Associativismo

Além das diversas ações nos cinco eixos temáticos, o PDA também disponibilizou para as federações apoio técnico e financeiro para execução de projetos inovadores para promoção do associativismo.

Cada federação pôde propor até dois projetos, os quais foram analisados tecnicamente. Foram selecionados 10 projetos no ano de 2017, que envolveram assuntos como: Gestão sindical, Comunicação e relacionamento, Prestação de serviços e defesa de interesses.

 

Para conhecer melhor essas e outras iniciativas do PDA e para saber como o seu sindicato pode participar, entre em contato com a Federação das Indústrias do seu estado.