NOTÍCIAS

Condomínio Sindical otimiza custos e potencializa cooperação entre os sindicatos filiados à FIEAC

Nesta entrevista ao Portal do PDA, os presidentes José Adriano Ribeiro e Carlos Afonso Cipriano contam como foi o processo de criação desse modelo de gestão compartilhada entre sindicatos.

Desde que assumiu a liderança da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), em 1º de julho de 2015, o presidente José Adriano Ribeiro percebeu a importância de contribuir para que houvesse um trabalho mais integrado entre os sindicatos filiados. Por sua vez, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Acre (Sinduscon/AC), Carlos Afonso Cipriano, comprou a ideia e se tornou o coordenador do recém-criado Condomínio Sindical do estado.

Nesta entrevista ao Portal do PDA, os presidentes José Adriano Ribeiro e Carlos Afonso Cipriano contam como foi o processo de criação desse modelo de gestão compartilhada entre sindicatos, impulsionado com a adesão da FIEAC ao projeto Condomínio Sindical, iniciativa do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA).

Confira abaixo a entrevista completa.

 

Portal do PDAComo surgiu a proposta de participar da fase piloto do projeto Condomínio Sindical?

José Adriano Ribeiro - Eu já pensava num Condomínio Sindical de forma embrionária quando assumi a presidência da FIEAC. Ao perceber a situação de inércia dos sindicatos, minha ideia foi potencializar essa instituição, levantando a autoestima dos presidentes de sindicatos, valorizando a personalidade de cada um e procurando instigá-los. O ponto central foi demonstrar que o associativismo é um caminho interessante também entre os sindicatos e a Federação, pois aumenta a capacidade de mobilização e a força para discutir pautas com autoridades.

 

Portal do PDAQue informações do cenário dos sindicatos filiados à FIEAC possibilitaram identificar a importância de trabalhar num modelo de gestão compartilhada?

José Adriano Ribeiro - Eu notava certo desânimo e também que existia uma diferença muito grande entre um sindicato, que arrecadava valores consideráveis, e o outro, que não arrecadava praticamente nada. Então, propus estruturar as instalações físicas, nivelar todos os sindicatos em termos de apoio, além de incentivar a regularização jurídica e prepará-los para o que fosse necessário.

 

Portal do PDAComo foi participar da fase piloto do projeto Condomínio Sindical, no segundo semestre de 2016?

José Adriano Ribeiro - Minha proposta era caminhar para que os sindicatos equacionassem os custos para contribuir um com o outro, já que o associativismo é o melhor caminho. Questionei isso dentro CNI e, coincidentemente, o PDA estava estruturando um projeto na mesma direção, o Condomínio Sindical. Foi então que a FIEAC foi inserida na fase piloto desse projeto, numa pauta tipo laboratório. Para nossa surpresa, o desenho do PDA era idêntico ao que a gente pensava, com todo mundo se ajudando. Porém o projeto trouxe mais organização, metodologia bem mais trabalhada, o que nos deu maior segurança. Isso nos proporcionou um avanço significativo.

 

Portal do PDAJá é possível sentir algum resultado prático após a adoção desse novo modelo de gestão?

José Adriano Ribeiro - Atualmente a FIEAC tem um condomínio instalado, com 10 sindicatos reunidos, e já alcançou 80% da meta em termos de organização estrutural dessas instituições. Isso reflete positivamente no trabalho. Esperamos até o fim de junho estar com todos os sindicatos regularizados, prontos para qualquer demanda, como assinar um convênio com a Federação ou com qualquer outra instituição.

Carlos Afonso Cipriano - A otimização de recursos já é perceptível. Começamos a compartilhar secretária, espaço físico, papel, impressora e outros produtos e serviços. Há também ganhos do ponto de vista institucional, considerando que o Condomínio Sindical proporciona que os líderes sindicais fiquem ainda mais próximos, podendo assim compartilhar as boas práticas de cada sindicato, mesmo que às vezes cada entidade tenha suas particularidades. A partir do momento em que o diálogo é mais constante e intenso, não restam dúvidas de que o aprendizado é bem maior.

 

Portal do PDA – Quais os desafios para a evolução do Condomínio Sindical?

Carlos Afonso Cipriano - Ainda é necessária uma mudança de cultura coletiva para que mais avanços sejam obtidos. Todos nós precisamos nos conscientizar de que sindicato forte significa uma Federação forte. Para que as indústrias queiram participar e se associar aos nossos sindicatos, precisamos primeiro estar unidos entre nós e com a FIEAC.

Foto_Notícia Entrevista FIEAC Cond. Sind..JPG